Bombeiro solitário evita tragédia de incêndio em matagal

22/08/2020

Um ato no mínimo heroico e inusitado foi protagonizado pelo subtenente Bombeiro Militar, Jasse James, no município de Limoeiro do Norte, área de abrangência da 2ª Cia. De bombeiros, pertencente ao 4º Grupamento de Combate a Incêndios e 4º Batalhão de Bombeiro de Iguatu. Numa atitude proativa e corajosa, Jasse James enfrentou sozinho um foco de incêndio em um matagal no bairro Expedito Diógenes, próximo à escola, Paulo Wagner.

De acordo com o tenente-coronel, Nijair Araújo, comandante do 4º batalhão de Bombeiros de Iguatu, “Havia uma chamada de incêndio em vegetação na cidade de Jaguaribe, a cerca de 120 km da nossa sede do quartel mais próximo, além disso, a guarnição estava atendendo a outro chamado, na cidade de Russas”, informou. Ainda conforme o comandante Nijair, o militar pediu apoio à prefeitura, solicitando um carro-pipa, e combateu o incêndio, sozinho, por quase 3h, debelando as chamas. “São atitudes assim que orgulham qualquer comandante”, comentou Nijair Araújo.

A ocorrência foi registrada no dia 17 de agosto, por volta das 15h. Jasse James informou que recebeu o pedido de socorro de populares, sobre um incêndio em vegetação, em uma aérea próximo a uma escola. “Fui até o local. Confirmada a ocorrência, de imediato entrei em contato com a unidade do Corpo de Bombeiros de Limoeiro do Norte, pois é a que atende a Região do Vale do Jaguaribe, mas fui informado que a guarnição, estrava em outra ocorrência na cidade de Russas, só poderia nos atender no término dessa ocorrência. Diante desta situação, entrei em contato com o chefe da Defesa Civil do município, Miguel Maia, solicitando um caminhão-pipa, sendo prontamente atendido.

Ainda conforme Jasse James, com a ajuda de populares e funcionários do proprietário do terreno, com o auxílio de um trator, houve o combate ao incêndio, evitando assim que se propagasse e atingisse uma grande aérea de vegetação e chegasse a várias residências. Jasse James tomou as iniciativas e decisões de como atuar na operação, (sozinho), pois era o único bombeiro militar atuando na ocorrência.

Segundo relatou o próprio ‘bombeiro solitário’, foram gastos na operação cerca de 15 mil litros de água. O fogo atingiu uma área de quase 50 hectares de vegetação. Indagado como se sentiu diante de tão grande responsabilidade em combater praticamente sozinho, tamanho sinistro, o subtenente responde que “É uma atividade que já estamos acostumados a fazer, claro que estando só a responsabilidade e os riscos são bem maiores, mas graças ao bom Deus correu tudo bem”, finalizou.

Perfil

Jasse James, 47, é bombeiro militar há 26 anos. Ao longo deste período acumulou muita experiência trabalhando na corporação e compartilhando muitas tarefas de combate a incêndios com os colegas de corporação.

O nome inusitado ‘Jasse James’ foi escolha do pai dele, João Gomes, inspirado nos heróis dos filmes de faroeste dos anos 70.

MAIS Notícias
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

  O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018             Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *