Cariús é a primeira cidade da Região a decretar “lockdown”

13/06/2020

Começam a valer a partir de hoje as medidas mais rígidas de acordo com novo decreto assinado, quinta-feira, 11, pelo prefeito de Cariús, Iran Fernandes.  O ‘lockdown’ são novas restrições evitar a circulação de moradores e de veículos pela cidade, para conter o avanço da transmissão do novo coronavírus.

Antes da assinatura do novo decreto, registramos uma intensa movimentação de pessoas nas ruas do centro comercial, muitas descumprindo os decretos estadual e municipal. A maioria do comércio estava fechado, outros trabalhando com meia porta aberta. Desde o início da pandemia da Covid-19, comerciantes têm sentido os efeitos da queda nos negócios. “Desde março que a gente vem tentando sobreviver. Mas eu acho necessário. É melhor esperar um tempo com pouco, do que morrer e não levar nada. Eu acho que em primeiro lugar deve vir a saúde”, comentou o comerciante Francisco da Silva Leite, dono de um restaurante no Centro.

Na periferia, a situação é preocupante. Na Vila São Vicente e no Bairro Vila Nova, os mais populosos, encontramos idosos sentados nas calçadas, muitos deles sem máscara. Além do grande fluxo de pessoas nas ruas. Moradores mais idosos e dos grupos de riscos não se sentem seguros. “Tenho medo, sim, de pegar essa doença. Eu fico sentada um pouco na calçada da minha casa, mas sozinha. Só saio de casa com máscara e quando é preciso. Eu tenho pressão alta, diabetes e problemas no coração. Morro com meu irmão que é doente. Tenho medo de pegar”, respondeu a aposentada Maria Expedita Barbosa.

As medidas mais restritivas de distanciamento foram tomadas de forma técnica, através de dados da Secretaria de Saude –

Transmissão local

De acordo com o procurador do município, Gerson Duarte, as medidas mais restritivas de distanciamento foram tomadas de forma técnica, através de dados da Secretaria de Saúde local, para conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus, após o aumento elevado de mais de trinta casos de Covid-19 em dez dias. Cariús tem dois óbitos confirmado e outro sobre suspeita, aguardando resultado do exame. “As medidas restritivas se estendem também para a zona rural. Estamos com transmissão local do vírus, circulando por todo nosso município. Antes eram casos isolados, mas em todas as regiões na área rural e sede temos casos”, qualificou Araqueline Louro, secretária da Saúde de Cariús.

MAIS Notícias
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

  O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018             Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *