Professor ‘viraliza’ nas redes sociais divulgando a ciência

29/08/2020

“E eu odeio Química. Química. Química”, o trecho da música da banda de rock Legião Urbana em nada traduz o sentimento dos mais de 40 mil seguidores do perfil na rede social intitulado “Químico Curioso”. Mantido pelo professor Jonathas Lopes, 32, a proposta da página nasceu do desejo de levar conhecimento científico para o maior número de pessoas possíveis.

No Instagram e no YouTube, o professor, licenciado em Química pelo IFCE Campus Iguatu, busca sempre levar conteúdos atualizados e de interesse do público. Assuntos do cotidiano é um dos chamarizes. “Um outro foco que tenho com a página é auxiliar em dúvidas sobre química, dar dicas, criar mini resumos de estudos, além de tentar ao máximo desmistificar a ideia de que a química é algo difícil – o conteúdo – e distante em nossas vidas”, disse.

O alcance das publicações já rendeu convites para palestrar em eventos a nível regional, estadual e nacional como o I Congresso Online Nacional de Química-CONDEQUI e Ciclo de Palestras de Química – UECE (Fortaleza) e participação de mesa redonda na II Semana da Química da UFCA e I Encontro de Ensino de Química-URCA.

Jonathas Lopes não se limita as salas de aula e leva seu conteúdo para as redes sociais – Foto Divulgação

Hoje com 47.500 seguidores, ele fez a primeira publicação de maneira despretensiosa há dois anos e meio. Mantendo perfil sozinho, Jonathas dedica as publicações a sugestões e até de colaboração dos seguidores. “A página é aberta a sugestões e participação de todos. Sempre que converso com o público, digo que a página existe para os seguidores e sugestões de temáticas serão sempre bem-vindas. Os seguidores são muito participativos nos comentários e via direct e sempre interajo com o público respondendo e trocando ideias nesses espaços”, explicou.

Uma outra forma de interação muito efetiva é via storie, que de segunda a sexta, o ‘quimiquiz’, um Quiz com questões e posteriormente resoluções, servem como treino para quem está em preparação para prestar ENEM, vestibulares ou concursos.

O conteúdo que mais chama atenção e alcança o maior número de seguidores está relacionado às reações químicas. Muitos comentam nunca terem tido a oportunidade de realizar aulas práticas na escola ou faculdade e por meio das publicações e roteiros dos experimentos, podem ter a experiências pelo menos de forma virtual. “Outro tipo de publicação que amplia o engajamento da página são os mapas mentais e dicas rápidas de conteúdo, ainda mais em tempos de pandemia em que muitos estão se preparando em casa para os processos seletivos”, acrescentou.

Disciplina carregada de estigmas, o professor do ensino básico atuando hoje na Região do Cariri sente que de alguma maneira a pedagogia adotada fez com que ela ganhasse a simpatia maior no meio. “A forma como abordo os assuntos na página é pensada para fazer com que o público aprenda algo novo de uma forma mais leve e divertida, por isso, em diversas publicações, trago os conteúdos por meio de memes, imagens ilustrativas e até cantadas nerds e piadas, que facilitam a compreensão do assunto em questão”

Perfil

Jonathas Lopes Ferreira, 32, é licenciado em Química, professor de Química, criador da página @quimicocurioso no Instagram, YouTuber e palestrante. Atualmente leciona na educação básica em turmas de ensino médio na E.E.E.P. Otília Correia Saraiva localizada na cidade de Barbalha-Ce. Tem como formação acadêmica a licenciatura em Química pelo IFCE Campus Iguatu / Esp. em Tecnologia da Informação Comunicação – UCAM-RJ.

Instagram @quimicocurioso
Youtube youtube.com/quimicocurioso

MAIS Notícias
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

  O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018             Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já...

19 de março 2024: centenário de Mazé do Bandolim
19 de março 2024: centenário de Mazé do Bandolim

Maria José Leite Araújo, ‘Mazé do Bandolim’, completaria 100 anos no último 19 de março. Ela nasceu em São Mateus, atual município de Jucás, em 1924. Filha do casal José Facundo Leite e Ormecinda Correia Leite, tornou-se conhecida por seus dons carismáticos, bom humor...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *