Válvula dispersora reaberta com vazão de 1.200 litros por segundo

20/06/2020

Josembergue Vieira

A COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos aprovou uma média para o 1° semestre de abertura da válvula dispersora do açude Orós de 1.200 litros por segundo. Há cerca de dois meses, no período das chuvas, a vazão era de 300 litros por segundo.

A COGERH atendeu a pedidos de quem mora às margens do rio Jaguaribe, em Orós, até a forquilha do rio no encontro com o rio Salgado, por mais água já que o nível estava muito baixo há bastante tempo. Segundo Anatarino Torres, gerente regional da COGERH Iguatu, o aumento da vazão é para beneficiar diversas famílias. 

Mesmo com a explicação do órgão, a ação causou bastante indignação dos moradores e ribeirinhos do açude Orós que dizem que têm esse mesmo direito às águas e não são atendidos. Por isso, tomaram a atitude de romper a barragem da Montante (acesse pelo QR-Code abaixo), no distrito de Guassussê, onde ficam as bombas que levam as águas do açude Orós ao açude Lima Campos, como foi publicado neste jornal na semana passada.

MAIS Notícias
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

  O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018             Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *