100 anos de Edmilson Araújo Lima

26/12/2021

Zaqueu Araújo Leite

 

Na última segunda-feira, 20 de dezembro de 2021, comemorou-se o centenário do meu pai, seu Edmilson.

Edmilson Araújo Lima nasceu em Iguatu e se mudou para Cariús na década de 1920 ainda criança, com os pais Joaquim Teixeira de Araújo e Maria Lima de Araújo, e dois irmãos, o menino Airton e a menina Edmar (madre Teixeira), movidos pelo crescimento da região com a construção de uma ferrovia pelos ingleses.

Já adulto, trabalhou na beneficiadora de algodão “Montenegro” até 1955. No ano seguinte, mudou-se para Jucás, para trabalhar na beneficiadora de algodão “Indústrias Rolim”, de Leontino Rolim e Filhos.

Em 1957, mudou-se para Iguatu para trabalhar na CIDAO onde ficou até o fechamento da indústria.

A partir daí, entrou no ramo do comércio em sociedade com Valdeberto Rolim, vendendo fogão e botijão de gás que eram novidade em Iguatu, nessa época.

Quando Valdeberto se mudou para Fortaleza, acabou-se a sociedade e meu pais entrou no ramo de mercadinho, criando o Mercantil Iguatu, que funcionou até o final de sua vida, em abril de 1996.

Seu Edmilson era uma pessoa carismática, bem-humorada, humilde, simples, generosa, e culta, com grandes conhecimentos em geografia, e curtia uma paixão pela história da Segunda Guerra Mundial. Foi casado com Mazé, filha de Zé Facundo, de Jucás, depois conhecida como Mazé do Bandolim, com quem teve 20 filhos, criando somente 12.

Seu Edmilson foi-se em 1996, mas deixou um grande legado de honestidade, simplicidade e amor à família.

MAIS Notícias
Taxa SELIC dispara e sinal vermelho em financiamento ‘acende’
Taxa SELIC dispara e sinal vermelho em financiamento ‘acende’

Essa semana o comitê de política monetária (COPOM) elevou mais uma vez a taxa Selic chegando a 14,75%, sendo desta forma a mais alta desde 2026. A grande pergunta do momento é: vale a pena financiar imóvel nesse momento? É importante antes deixar claro que o aumento...

O Casaco, a Tesoura e o Gênio!
O Casaco, a Tesoura e o Gênio!

Na história da música popular brasileira, há encontros que moldam a estética de uma geração — e há desencontros que a marcam com a mesma força. O episódio da briga entre Fagner e Belchior, por mais pitoresco que possa parecer à primeira vista, carrega, nas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *