Casos ativos de Covid-19 em Iguatu chegam ao menor número no ano

07/08/2021

As últimas cinco semanas epidemiológicas, período correspondido entre os dias 05 de julho a 06 de agosto deste ano, apresentam queda nos registros de novas infecções pela Covid-19, na cidade de Iguatu. Este é o declínio consecutivo mais longo desde o início do ano. Os dados são da Secretaria da Saúde (Sesa) do município.

O pico de registros ativos ou pessoas infectadas em simultâneos ocorreu em 14 de junho com cerca de 1.511 casos de infecção. De lá para, cá o número apresentou uma baixa de mais de 400%. Hoje há cerca de 264 infecções, números jamais vistos desde junho de 2020.

As autoridades de vigilância em saúde de Iguatu avaliam que a melhora nos indicadores está atrelada a uma soma de fatores, que vão desde o controle no fluxo social – viabilizado pelas medidas de restrições preconizadas nos decretos Estadual – e ao avanço da imunização.

“Os registros diários de casos de Covid-19 têm sido raros nos últimos dias”, aponta o secretário da Saúde de Iguatu, Fernando Fernandes. A cada 100 exames para diagnóstico do vírus, seis são positivos. A ideia do que “pior já passou”, no que se refere à curva da pandemia no Iguatu leva a crer que há uma considerável estabilização. O momento, conforme o titular, serve para possibilidade de monitoramento principalmente de eventuais variações virais. “Em lugares com taxa de vacinação muito baixa, a variante tem se tornado altamente contagiosa. Em locais onde a taxa de vacinação é alta, principalmente a vacinação completa, isso tem sido menos importante”, concluiu.

Cuidados

Apesar da expressiva melhora no cenário, ressalta-se que não se deve “baixar a guarda” devido à possibilidade do surgimento de novas variantes. A manutenção das medidas não farmacológicas ainda se faz necessária. “Ainda é importante o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social – até que ocorra a imunização de rebanho, isto é, quando mais de 80% da população esteja imunizada com as duas doses ou dose única, como é o caso do imunobiológico da Janssen. Por isso a orientação é que quando chegam lotes de imunizantes, a aplicação ocorra de forma imediata”, afirmou.

A pasta da saúde informa que 58% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo, mais de 47.000 pessoas já foram vacinadas em Iguatu.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *