Escola Superior da Magistratura do Ceará ministra curso em Iguatu

07/05/2022

Ficou encerrado nesta sexta, 06 o curso para Juízes e outros servidores do Poder Judiciário, sediado em Iguatu, através da Escola Superior da Magistratura do Ceará-ESMEC. O treinamento que começou na quinta, 05 durou dois dias e foi ministrado pela professora, Maria Elisa Macieira, da FGV-Fundação Getúlio Vargas, Rio de janeiro. Foi ministrado numa das salas da FASC- Faculdade São Francisco, na Rua Dom Quintino, centro de Iguatu, uma vez que a estrutura física no fórum local não está pronta.

De acordo com a Drª  Yanne Alencar, juíza coordenadora da ESMEC, o curso tem como objetivo qualificar e preparar juízes e outros servidores do judiciário, visando melhorar as gestões em cada unidade judiciária. A meta, de acordo com as diretrizes da ESMEC é auxiliar cada unidade judiciária otimizando a gestão, de modo que haja mais agilidade, economia e o judiciário posso caminhar mais rápido, dando respostas em espaços de tempo mais curtos para o cidadão que busca a intermediação da justiça para resolver seus conflitos. Yanne Alencar explicou que conforme o planejamento estratégico do Tribunal de Justiça para os próximos dez anos, há possibilidade de cada unidade definir resultados, conforme as quatro premissas da administração: metas, direcionamento, operação e controle.

A juíza coordenadora informou que um dos papéis da ESMEC é trabalhar na formação inicial dos servidores comuns das varas judiciárias, cooperando para uma melhor gestão em cada vara judiciária. De acordo com a magistrada, indiretamente este tipo de treinamento qualifica melhor os servidores para melhorar inclusive o atendimento ao público. “A função de um curso desta natureza é ajudar os gestores de cada unidade, juízes, supervisores, a melhor gerir suas gestões buscando uma boa produção”, frisou.

Ao judiciário compete alinhar com o Ministério Público, sistema penitenciário, defensoria, OAB, usuário e outras instituições que mantém relações de trabalho no dia-a-dia, suas estratégias de ações visando o cumprimento de metas, com isto, ganha o usuário por ter um judiciário mais eficiente na apresentação de resultados, segundo frisou a juíza, Yanne Alencar.

A ESMEC-Escola Superior de magistratura do Estado do Ceará, trabalha para a formação iniciada e aperfeiçoamento de magistrados e servidores que estão no dia-a-dia do Poder Judiciário, no atendimento das demandas da sociedade. São cursos de formação, vitaliciamento, pós-graduação, mestrado, e outras qualificações, objetivando eficácia e prestação jurisdicional adequadas.

Participaram do curso juízes e servidores do judiciário, não só da comarca de Iguatu, mas também de outras comarcas da região. Assaré, Solonópole, Jucás e Cedro.

 

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *