Iguatu e cidades da região alinham medidas restritivas para enfrentamento a pandemia

Os prefeitos devem no decorrer da semana se aprofundar nos dados epidemiológicos de cada município e alicerçar medidas em comum acordo.

06/03/2021

Gestores das principais cidades do Centro-Sul se reuniram nesta sexta-feira, 05, para deliberar a possibilidade de adesão do lockdown como medida para tentar conter o avanço do novo coronavírus que segue em rápida escalada pelo estado. Porém, as 21 cidades da região decidiram por não aplicarem o regime de fechar todos os setores. Os prefeitos devem no decorrer da semana se aprofundar nos dados epidemiológicos de cada município e alicerçar medidas em comum acordo.

A cidade de Iguatu, município polo da região, encabeça a ideia de que deva haver alinhamento na aplicação de medidas. “O propósito é tornar nossas ações mais eficazes. Sabemos que o momento é delicado e que medidas precisam ser tomadas. Todavia, no momento, por parte das gestões municipais, não haverá lockdown” na nossa região”, publicou o gestor de Iguatu, Ednaldo Lavor (PSD) em sua rede social.

O prefeito se reuniu com o Comitê Municipal de Combate à COVID-19 na quinta-feira, 04. O encontro contou com representantes do comércio e secretarias municipais. Na ocasião foram debatidas medidas de segurança e prevenção individuais ao município.

Ednaldo reforça que “medidas quando adotadas individualmente podem não surtir o efeito esperado”. Ele acrescenta que a orientação é estratégica e defendida pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). “Não adianta aplicarmos no Iguatu sendo que há uma média de deslocamento diário para nossa cidade de 7 mil pessoas por dia. Vamos nos reunir com os gestores da região, avaliar os índices e unificar medidas”, disse.

Comércio

Cidades das regiões Norte e do Sertão-Central aplicaram medidas conjuntas diante do quadro vivenciado localmente.  “Continuo acreditando que o essencial para gerir um município como Iguatu é o diálogo, e é isso que estamos fazendo. Continuaremos trabalhando incansavelmente na luta contra o coronavírus. Mas desde já adianto que, em Iguatu, neste momento, por parte da gestão municipal, não haverá lockdown unilateralmente”, declarou.

O segmento lojista da cidade que esteve presente na reunião do comitê mostrou-se preocupado com a saúde econômica do setor de varejo. O último decreto já prevê um estreitamento de horário de funcionamento das 9h às 17h. “Nosso papel é orientar que medidas devem ser cumpridas. Nosso setor vem acompanhando essas reuniões mantendo o diálogo e ponderando nosso quadro, que vem sendo afetado há um ano”, afirmou Tadeu Rolim, presidente do SINDILOJAS.

Utis

A semana foi marcada pela alta taxa de ocupação de leitos de UTI em Iguatu, que atende a região Centro-Sul do Ceará. As unidades dos três hospitais da linha de frente no acolhimento a pacientes com COVID-19 estavam perto do seu esgotamento. O número de 93,3% de ocupação com 28 pacientes supera ao registrado no mês de setembro do ano passado. Na época Iguatu possuía leitos em manutenção o que reduzia a capacidade de atendimento. Em três hospitais, Iguatu dispõe de 30 leitos de UTI – dez em cada -, para atender a demanda de pelo menos 15 municípios da região.

Não há sinalização por parte do estado para destinação de mais leitos para a região. “A ocupação de momento é em sua maioria por municípios da região. De Iguatu vem variando entre cinco e seis ocupações. Apesar de haver fortalecimento do interior para aquisição de mais leitos, até o momento nenhuma definição quanto ao tema para Iguatu”, afirmou Sayonara Moura Cidade, secretária de Saúde de Iguatu.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *