
O conselho do distrito de José de Alencar já conheceu o projeto de Urbanização do entorno da Barragem
O seco típico do sertão nesse período ganha verde das plantas nativas e muita água. Durante as chuvas, o cenário fica ainda mais bonito com a “sangria” da barragem de José de Alencar, que barra o rio da Gangorra, formando quedas d’água. O local atrai muitos curiosos que aproveitam para registrar o ponto turístico do distrito.
Uma equipe está sendo montada para fazer o levantamento completo da área para que possa transformada em Área de Proteção Ambiental – APA. “Esse levantamento vai mostrar os moradores que residem dentro da área, as espécies nativas existentes da flora e da fauna. Um levantamento completo de toda a Serra do Morais. Estamos trabalhando de imediato a parte de preservação de todo aquela riqueza”, explicou Mário Rodrigues, secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal de Iguatu.
O projeto já está em andamento. “As ações estão sendo feitas de acordo com o conselho formado pela comunidade. A gente pretende correr nessa parte da formação da APA. Estamos trabalhando em conjunto com moradores do Alencar, através desse conselho”, ressaltou Mário Rodrigues.
Turismo sustentável
Recentemente o Conselho Popular do Distrito de José de Alencar esteve reunido virtualmente com a Secretaria do Meio Ambiente, quando foi apresentado o Projeto de Urbanização do entorno da Barragem. Nessa reunião também foi discutido sobre a criação da APA da Serra do Morais. “Já estamos em bom tempo batalhando nessa questão da preservação ambiental. Já tivemos conquistas interessantes como a proibição para instalação de uma mineradora naquela região. Esse bem natural que é da comunidade é muito mais importante do que qualquer tipo de exploração”, ressaltou o morador Luís Gustavo, membro do Conselho Popular do Distrito de José de Alencar. “Vimos o projeto que a gestão está preparando para lá. Para a comunidade é mais importante que a APA aconteça, que a gente tenha logo essa área definida com sua fauna e flora. Já houve um pequeno estudo e a gente quer logo que isso seja concluído”, completou.
Para ter início o projeto de urbanização e econômico vai ser desenvolvido voltado para o turismo. “É importante que a gente tenha a sustentabilidade daquela área. A gente almeja a geração de emprego e renda para a economia da nossa comunidade”, acrescentou Luís Gustavo.
Área de Proteção
Para proteger a área é trabalhada a possibilidade de transformar o local numa Área de Proteção Ambiental, por meio de Projeto de Lei que que dever ser levado à Câmara Municipal.
O local deverá ganhar uma área urbanizada para receber os visitantes de forma mais segura. A ideia é criar um balneário. O equipamento vai desenvolver o lazer e o turismo da região, com a urbanização e implantação de equipamentos de apoio e desenvolvimento às atividades ecológicas e religiosas características da área. O projeto conta com áreas para prática de caminhadas; jardins e jardineiras; estacionamento, iluminação pública e até um restaurante.
A barragem abastece o lençol freático da sede do distrito de Alencar e sítios vizinhos. “É muito importante essa questão da APA e a gente está abraçando essa ideia há muito tempo. A gestão municipal através da Secretaria do Meio ambiente está junto com a gente para que essa APA saia o mais rápido possível”, finalizou Luís.
- O Projeto de Urbanização do entorno da Barragem já foi elaborado –
- Os moradores discutem sobre a criação da Área de Proteção Ambiental da Serra do Morais –
0 comentários