Opinião

22/06/2019

Liberação de trabalho aos domingos e feriados

Portaria do Governo amplia de 72 para 78 os setores que podem trabalhar aos domingos e feriados. Para especialistas, medida regulariza o que já vinha sendo adotado por várias empresas. O destaque ficou por conta da inclusão do comércio e de atividades ligadas ao turismo. Com essas mudanças, os empregados terão direito a folgar em outro dia da semana, mantendo o que preveem a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Constituição também já prevê que todo trabalhador, urbano ou rural, tem direito a um repouso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos.

Fatos& Blogs

Educação, saúde e política

Desolador é o índice da educação divulgado pelo IBGE. 52% dos brasileiros de 25 anos ou mais não concluíram ensino. A maior parte, 33,1%, não terminou nem o ensino fundamental. Escolas no Brasil têm mais bullying do que a média mundial, diz pesquisa. Já o Ceará   tem 13% de analfabetismo. Outra pesquisa revela que professores brasileiros recebem pior salário entre 48 países ocupando a última posição em relação à média de salário recebido pelos professores. E o Secretário do Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, vai iniciar, pelo município de Iguatu (Centro-Sul), o projeto de reformulação dos hospitais polos regionais no interior do Estado. Durante reunião com prefeitos da região, ficou definida a criação de um Conselho Administrativo para gerenciar a unidade e a construção de uma UTI. “Iniciamos no Centro-Sul um amplo projeto de revitalização dos hospitais polos regionais, em parceria com as prefeituras. Nosso objetivo é dotar todas essas unidades de um novo modelo de gestão compartilhada”, afirma o secretário.

PSDB representa contra o deputado André Fernandes (PSL)

A assembleia vai discutir punição por acusações sem provas aos colegas parlamentares. O parlamentar terá prazo de seis sessões ordinárias para apresentar defesa. Após esse trâmite, cabe ao ouvidor encaminhar parecer sobre a representação.

Mulheres são minoria na chefia dos partidos

A Justiça Eleitoral até que tentou ampliar a participação feminina na política, mas a iniciativa não alterou a predominância de homens no comando dos partidos. Em 19 de 30 siglas, as mulheres são menos de 1/3 da executiva nacional.

Só a reforma não basta mais para crescer

Secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida diz que a reforma da Previdência é essencial, mas não suficiente para garantir a retomada do crescimento e afirma que há pouco tempo para aprovar medidas de estímulo à economia. “Estamos numa situação tão ruim que só isso (reforma) não basta mais”.

Plano Safra 2019 beneficia a Agricultura Familiar

Vem aí a grande novidade do Plano Safra para a agricultura familiar. Segundo o Ministério da Agricultura, a possibilidade de os agricultores financiarem a reforma ou construção de casas pela linha do Pronaf Investimento, com juros de 4,6% ao ano. Lançado na segunda-feira (17), o Plano Safra 2019 teve boa repercussão no universo dos produtores rurais brasileiros. E o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terá neste ano R$ 31,22 bilhões. Para a região Nordeste, são prioridades os financiamentos de irrigação e a implantação de áreas de palmas forrageiras.

Aquífero em Iguatu deve solucionar crise hídrica

Imprensa do Estado traz uma boa notícia pós quadra invernosa para o município. A reserva de água encontrada, numa extensão de 642 km², vai auxiliar o abastecimento de duas cidades da região Centro-Sul, Iguatu e Acopiara, que juntas, possuem mais de 155 mil habitantes e hoje elas são abastecidas pelo açude Trussu. Outros estudos devem definir e já há pesquisa em curso realizada pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado incluindo, além de Iguatu, Icó, Orós e Quixelô da formação sedimentar da região. Já o reservatório do açude Roberto Costa (Trussu) acumula apenas 3% de sua capacidade e a qualidade da água tende a piorar com o passar do tempo.

Trânsito

DEMUTRAN de Iguatu muda sentido de acesso à Rodoviária para quem vem na Avenida Dr. José Holanda Montenegro. Agora é contramão fazer conversão à esquerda em direção ao Terminal Rodoviário.  Por sua vez, os motoristas ainda não adequaram às mudanças, quando utilizam a Rua 15 de novembro.

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Fraude no INSS Com descontos irregulares, o esquema teve valores descontados, causando prejuízo a aposentados. Para analista, a relação entre Lula e Lupi está desgastada após o ministro evitar demitir o presidente do INSS, Alessandro aposentados. Para, em entrevista....

Opinião
Opinião

  Dados do Censo Um fato preocupante para os brasileiros que 16% vivem em ruas sem calçadas e outras ocupadas. Um terço vive em trechos de ruas sem nenhuma árvore. Mais da metade das cidades não tem ciclovias. Houve melhora na comparação com 2010, a fatia dos que...

Opinião
Opinião

Pena para furtos de cabos Senado aprova projeto de lei que amplia pena para furtos de cabos. O texto estabelece multa e detenção de dois a oito anos, além de aplicar a mesma punição para o furto de bens que comprometam o funcionamento de órgãos públicos essenciais. Se...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *