Opinião

19/02/2022

Eleições
A pouco menos de sete meses para as eleições de 2022, quando a população vai eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, o cenário político segue bastante aquecido. Após filiar 12 prefeitos, PT planeja nova investida no Ceará e quer dobrar a bancada na Assembleia. O partido possui, atualmente, quatro deputados. As articulações envolvem ampliar a base para oito parlamentares. Segundo analistas, com relação a Iguatu, o partido deve apoiar aliados, visando fortalecer o palanque presidencial. Quais são os impactos das alianças que vêm sendo costuradas na estrutura das eleições proporcionais? Como ficam os deputados federais e estaduais? Por enquanto gera expectativa, mas com a oficialização e divulgação de pesquisas, devem impulsionar candidaturas em busca de espaço e viabilização. No último ano de mandato, fica a expectativa também com o envio de recursos prioritários para estados e municípios. Vamos aguardar.

Fatos & Blogs

Novo fardamento da PMCE começa a ser usado no dia 25 de fevereiro. Os uniformes devem ter conforto térmico e proteção solar para agentes de segurança do Estado. Anúncio do Governo do Ceará foi feito nesta terça-feira, 15. Cada soldado receberá duas peças e o número de uniformes também abrange os militares que vão ingressar na corporação.

Fernando Hugo critica educação brasileira e instalação de faculdades sem estrutura

O deputado Fernando Hugo (PP) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (17/02), realizada de forma híbrida, a qualidade da educação brasileira e a instalação de faculdades de Medicina sem uma estrutura adequada. Segundo o parlamentar, a educação brasileira não evoluiu ao longo dos anos e se tornou ultrapassada. O deputado Marcos Sobreira (PDT), por sua vez, informou que a Faculdade de Medicina do Iguatu foi credenciada na última semana e comemorou a existência de bolsas para o curso. “Nós recebemos um investimento do Iguatu que é a Faculdade de Medicina, os impostos municipais arrecadados serão investidos na faculdade de Medicina, que é particular, mas a diferença é que sejam concedidas bolsas universitárias de Medicina para quem saí de escola pública”.

Retorno de gestantes

Câmara conclui votação de projeto que prevê regras para o retorno de gestantes ao trabalho presencial. A proposta já havia sido votada na Casa em outubro de 2021, mas voltou para análise dos deputados depois de ser modificada no Senado. Texto vai à sanção presidencial.

Terceira onda

Casos de Covid-19 caem no Ceará e cenário mostra terceira onda mais curta que 2020 e 2021.Apesar da atual redução, próximas semanas exigem atenção para evitar repique de infecções se houver aglomerações de Carnaval.

Enel

Nova cobrança da Enel pode deixar a internet até 70% mais cara. Fato preocupa pequenos provedores que temem falência. É que com a medida, a partir de março, pequenos operadores do Ceará passarão a pagar uma taxa de até R$ 75 por poste com equipamentos instalados.

Imposto de Renda 2022

Empresas têm até 28 de fevereiro para entregar comprovantes aos contribuintes. Os comprovantes podem ser acessados pela internet ou recebidos no setor de recursos humanos das empresas. Por conta da pandemia, o prazo de entrega que, tradicionalmente ia até o fim de abril, deve ser adiado até maio ou junho, como foi em 2021 e 2020, respectivamente.

Sem Carnaval

Como será o funcionamento do comércio no período de Carnaval? Na capital do Estado, Comércio do Centro de Fortaleza recebe orientação para funcionar no Carnaval”. E aqui em Iguatu, seguirá a mesma orientação? Visando antecipar as compras, os consumidores questionam: o que funcionará?

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Fraude no INSS Com descontos irregulares, o esquema teve valores descontados, causando prejuízo a aposentados. Para analista, a relação entre Lula e Lupi está desgastada após o ministro evitar demitir o presidente do INSS, Alessandro aposentados. Para, em entrevista....

Opinião
Opinião

  Dados do Censo Um fato preocupante para os brasileiros que 16% vivem em ruas sem calçadas e outras ocupadas. Um terço vive em trechos de ruas sem nenhuma árvore. Mais da metade das cidades não tem ciclovias. Houve melhora na comparação com 2010, a fatia dos que...

Opinião
Opinião

Pena para furtos de cabos Senado aprova projeto de lei que amplia pena para furtos de cabos. O texto estabelece multa e detenção de dois a oito anos, além de aplicar a mesma punição para o furto de bens que comprometam o funcionamento de órgãos públicos essenciais. Se...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *