Atletas da APAE Iguatu de malas prontas para Sergipe

19/11/2022

Os treinos seguem em ritmo puxado, claro dentro das limitações de cada atleta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE de Iguatu, que integraram a comitiva cearense que vai participar no início do próximo mês da 23ª edição das Olimpíadas Nacional Especial das APAEs, que este ano acontece em Aracaju, Sergipe, entre 5 e 10 de dezembro.

Os treinos acontecem durante toda semana, na sede da APAE e na Casa Lar Juvenal e Arlinda Nogueira, no Bugi. Iguatu participará com atletas nas modalidades futsal, atletismo e natação.

A expectativa e ansiedade é tanto para os atletas quanto para os familiares. O estudante Arthur Gaell, que vai participar da natação, disse que está ansioso para viajar de avião. Ele afirmou que vai conseguir trazer medalhas de campão. “É uma ansiedade grande. A gente sente a emoção e alegria que ele repassa. Ele não vê a hora de participar dessas olimpíadas. É só o que ele fala”, comentou Paulena Chaves, mãe do Gaell.

Concentrado também segue Victor Jesus, que é um multiatleta, pratica natação, futsal, mas vai participar durante as olimpíadas da modalidade de atletismo. “Vamos ganhar troféu”, disse o estudante. Quem também mostra muita determinação e concentração durante os treinos é Orlando Sales, que joga futsal como goleiro. Emocionado, agradeceu o carinho e dedicação que eles recebem da APAE. “O Mulato é um segundo pai pra gente”, disse.

Inclusão

Cleonilton Mulato, coordenador de esportes da APAE Iguatu e da Federação das APAEs, ressaltou que o esporte é uma das mais importantes ferramentas de inclusão social, quando o incentivo às práticas esportivas realiza uma troca de experiências entre os próprios atletas, educadores físicos e as famílias. “Um evento como esse que acontece a nível nacional reforça as ações que são desenvolvidas através do esporte com os alunos ao longo do ano”.

Promovido pela APAE Brasil, a Olimpíadas Nacional das APAEs é realizada a cada três anos, reunindo atletas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla assistidos pela rede Apaeana de todo o país. A expectativa de público para esta edição é cerca de 1.600 pessoas entre atletas, técnicos e comissão esportiva.

Promovida desde 1973 pela Federação Nacional das APAEs (APAE Brasil), as Olimpíadas Especiais das APAEs têm como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer. A primeira edição nacional aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, e o último estado a sediar o evento foi Rio Grande do Sul, em 2018, na cidade de Canoas.

MAIS Notícias
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 8, a Câmara Municipal de Iguatu aprovou, por unanimidade, os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) relativos às contas do ex-prefeito Ednaldo Lavor, referentes aos exercícios financeiros de 2018 e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *