Um grupo de associados e gestores de empresas do varejo participou na noite da quinta-feira, 25, de treinamento ministrado na Sala de Cursos da CDL sobre ‘Código de Defesa do Consumidor-CDC e Sistemas do SPC’. O treinamento que foi direcionado para empresas associadas foi realizado em duas etapas, a primeira, com a Coordenadora de Negócios, Aurineide Cabral, e a segunda, com a advogada, Beatriz Lima, da empresa RESOLVERE de Assessoria Jurídica, parceira da CDL.
As vagas para participação foram previamente agendadas na CDL, inclusive com número de participantes definido, priorizando a qualidade do treinamento. Na primeira etapa, Aurineide Cabral dirimiu sobre o sistema do SPC-Serviço de Proteção ao Crédito, explicando sobre as ferramentas disponibilizadas para as empresas credenciadas, ferramentas essas que podem auxiliar os lojistas, gestores e outros executivos do comércio.
Na primeira etapa do treinamento, Aurineide Cabral repassou informações sobre o SPC Brasil e incentivando os associados a conhecerem mais o sistema. Também frisou aos associados usarem os produtos e serviços que são disponibilizados pelos canais do Serviço de Proteção ao Créditos-SPC, objetivando reduzir a inadimplência nas empresas. Também estava na grade do treinamento a importância do ‘Score de Crédito’, segundo ela muito utilizado na análise de crédito, a decisão da negativação do cliente, os cuidados na hora de fazer o cadastro do cliente com seus dados pessoais e contatos.
Tendo o consumidor como eixo, Beatriz Lima repassou informações relevantes sobre o Código de Defesa do Consumidor, incluindo também os órgãos de defesa, Procon, e de proteção, SPC e Serasa.
Para exemplificar e simular situações reais, Beatriz relatou sobre casos envolvendo as relações entre consumidor e empresas, nos cenários em que há reclamações sobre produtos ou serviços, em que o consumidor alega violação de direitos e reivindica reparação, e como compensação solicita indenização. Também citou casos que envolvem negativação indevida nos serviços de proteção ao crédito.
Beatriz frisou que em todos os cenários, os lojistas podem se resguardar dos instrumentos legais que têm para preventivamente evitar constrangimentos e outras situações vexatórias, respeitando os direitos do consumidor e mantendo a boa relação comercial.
Beatriz Lima orientou os participantes sobre consequências da negativação indevida, manutenção indevida da negativação, propaganda enganosa e abusiva e a teoria do desvio produtivo e atitudes que devem ser adotadas para evitar condutas que violem o Código de Defesa do Consumidor.
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