Mudança de lei traz segurança jurídica ao mercado imobiliário

03/05/2024

Todos nós conhecemos alguém ou já ouvimos falar de pessoas, que compraram um imóvel e tiveram a desagradável surpresa daquele imóvel sofrer uma execução por dívida do proprietário anterior. Em razão dessa situação tão corriqueira em nosso país, foi aprovada nova lei que altera a legislação atual, dando mais segurança jurídica ao comprador.

A lei 14825/2024 traz uma mudança na lei 13097/2015 no seu artigo 54, que resolve esse que sempre foi um grande problema para compradores de imóveis em nosso país.

Na prática o comprador sempre tinha medo de realizar uma aquisição de imóvel, porque muitas vezes ocorria que o vendedor possuía um processo de execução de alguma dívida na justiça, e aquele imóvel que o mesmo estava vendendo era citado no processo para que servisse de pagamento para a referida dívida. Ocorre que o imóvel era vendido e tempos depois o mesmo era penhorado pela justiça, garantido à dívida existente naquele processo mesmo sem existir uma averbação do referido processo em curso na justiça seja ela estadual ou federal.

Com a mudança implementada pela lei 14825/2024 que fora recém criada, essa hipótese somente ocorrerá se já existir na matrícula do imóvel, o devido registro dessa situação judicial em tramitação.

Nesse sentido e para evitar problemas na aquisição do imóvel pelo comprador, é indispensável que aquele ao desejar realizar a compra possa solicitar no cartório, a certidão atualizada de ônus e ações daquele imóvel, sendo que não havendo nenhuma averbação existente o mesmo poderá ser adquirido sem nenhuma preocupação com situações desagradáveis no futuro pelo comprador.

Bom fim de semana!!!

MAIS Notícias
O Mercado imobiliário e suas novas exigências
O Mercado imobiliário e suas novas exigências

Nos últimos anos o mercado imobiliário tem percebido uma grande mudança nos seus clientes, que passaram a ser mais seletivo ao tipo de imóvel que tem procurado comprar. Até pouco tempo era bastante comum  em loteamentos, o principal meio de expansão urbana atualmente...

Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?

Pois bem! Vamos terminar a história que começamos na nossa coluna passada, há 15 dias. Uma semana depois, Evaldo Gouveia foi à gravadora Odeon e disse ao diretor que eles iriam ter, se quisessem, o maior cantor do Brasil. “Traga-o aqui, Evaldo”, respondeu o Milton...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *