Opinião

31/08/2024

Eleições 2024

O horário eleitoral no rádio e na TV começou nesta sexta (30). A divulgação das campanhas de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até 3 de outubro. Horário eleitoral gratuito relativo ao primeiro turno das eleições vai até 3 de outubro. A programação dos veículos terá horários reservados para que candidatos a prefeito e vereador nas eleições apresentem suas propostas de campanha ao alcance do eleitorado. Presidente do TSE, Cármen Lúcia ressaltou a importância da divulgação de informações sobre candidatos para a democracia. Nesta fase, o horário eleitoral vai veicular informações de postulantes aos cargos de prefeito e vereador no primeiro turno, que ocorrerá no dia 6 de outubro.

Fatos & Blogs

STF dá mais 10 dias para governo e Congresso definirem novas regras para emendas. Pedido de prorrogação foi feito na noite desta quinta-feira (29). O prazo inicial venceria nesta sexta-feira (30) e estavam na reunião o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, e os ministros Flávio Dino, Rui Costa e Jorge Messias. A expectativa é que seja editada uma lei complementar com as mudanças estruturais determinadas pela Corte.

Matrículas em creches

No Ceará, 36% das crianças estão na fila de espera e aguardam uma vaga para se matricular em creches públicas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27). O levantamento nacional foi realizado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil. O estudo reúne informações sobre o acesso da população à educação infantil, para auxiliar na criação de um plano para expandir as vagas nessa etapa do ensino. Informação da Agência Brasil, em todo o país, 632.763 crianças aguardam por uma vaga. Em quase metade dos municípios brasileiros, 44% têm crianças na fila de espera.

Colisão contra postes

Entre janeiro e junho deste ano, 162 motoristas colidiram contra postes da rede elétrica no estado, segundo a Enel Ceará. Esses acidentes deixaram 132 mil pessoas temporariamente sem serviço de energia. Fortaleza, Aquiraz e Acopiara foram os municípios mais afetados, impactando em prejuízos para a população.

Incêndios no Ceará

Um fato impactante: O Ceará apresentou um aumento de 20,10% nos registros de focos de incêndio em 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Até esta quinta-feira (29), foram identificados 657 focos no estado, enquanto em 2023 o número foi de 547. Os dados são fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com o aumento, o Ceará ocupa a 19ª posição no ranking dos estados com maiores registros de focos de incêndio do Inpe. Grande parte desses incêndios tem origem na ação humana, especialmente, na prática de limpeza de terrenos utilizando fogo, que além de perigosa, é considerada crime ambiental, conforme alerta o CBMCE.

Previsão de investimentos

Ceará tem previsão de mais de R$ 244 milhões em investimentos que devem gerar 10 mil empregos. Só neste ano, o Conselho de Desenvolvimento Econômico aprovou cerca de R$ 3,5 bilhões em investimentos em empresas no Estado.

Festa da Padroeira do Prado

Paróquia do Prado comemora o “Jubileu de Diamante”. Abertura do evento religioso no dia 28, teve carreata e até 8 de setembro, teremos a celebração alusiva aos 60 anos de Evangelização de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Prado Iguatu. Após a celebração, a comunidade participa da quermesse e música ao vivo. Participe.

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Fraude no INSS Com descontos irregulares, o esquema teve valores descontados, causando prejuízo a aposentados. Para analista, a relação entre Lula e Lupi está desgastada após o ministro evitar demitir o presidente do INSS, Alessandro aposentados. Para, em entrevista....

Opinião
Opinião

  Dados do Censo Um fato preocupante para os brasileiros que 16% vivem em ruas sem calçadas e outras ocupadas. Um terço vive em trechos de ruas sem nenhuma árvore. Mais da metade das cidades não tem ciclovias. Houve melhora na comparação com 2010, a fatia dos que...

Opinião
Opinião

Pena para furtos de cabos Senado aprova projeto de lei que amplia pena para furtos de cabos. O texto estabelece multa e detenção de dois a oito anos, além de aplicar a mesma punição para o furto de bens que comprometam o funcionamento de órgãos públicos essenciais. Se...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *