Livro criado com alunos iguatuenses é lançado na Bienal Internacional

12/04/2025

Professora de Literatura, colégio Polos, Heloíza Oliveira

Um projeto literário criado por dois professores de Literatura, Heloíza Oliveira e Francisco Holanda, ambos do colégio Polos de Iguatu, com a participação de alunos, é transformado em livro e lançado na Bienal Internacional em Fortaleza. O lançamento acontece neste sábado, 12, na Praça de Lançamentos Emília Freitas, a partir das 20h30, no Centro de Eventos do Ceará, palco da bienal.

De acordo com a professora Heloíza o projeto ‘Teia Literária’ foi desenvolvido no longo do ano de 2024 nas turmas do 8° e 9° anos do fundamental II, com a finalidade de fortalecer a leitura e escrita, ao mesmo tempo desenvolver a pesquisa e produção de obras literárias. O resultado do trabalho foi tão satisfatório que os professores tiveram a ideia de registrar num livro de mesmo título e mais gratificante ainda para ambos os envolvidos foi saber que a obra será lançada na Bienal Internacional do Livro, um dos maiores eventos literários do mundo que está acontecendo na capital cearense.

O livro com 23 páginas ‘Teia Literária: tecendo leituras, diálogos e produções’, compilado pela editora Borges Editoração, é uma mini coletânea de textos escritos pelos próprios estudantes, a partir das obras da literatura brasileira que eles mesmos pesquisaram e leram durante a realização do projeto. Os professores e estudantes participaram de todo o processo de editoração envolvidos com a diagramação, revisão dos textos e até o design da capa.

Professor de Literatura, colégio Polos, Francisco Holanda

Entre os autores nomes de expressão da literatura tradicional, Machado de Assis, José de Alencar, Cecília Meireles, Adélia Prado e outros contemporâneos, Jarid Arraes e Conceição Evaristo, além dos estrangeiros, Franz Kafka, Jhon Green, Edgar Allan Poe, Collen Hoover.

Heloíza ressaltou que os textos dos estudantes em forma de minicontos são referenciados em obras dos autores literários lidos, durante o desenvolvimento do projeto. Ela informou que os próprios estudantes foram protagonistas na escolha das obras, a partir da aquisição, troca ou compartilhamento, o que permitiu que cada estudante tivesse acesso a obras distintas e autores diferentes. “Verificamos no correr de todo o ano como o amor pela leitura pôde ser difundido dentro do ambiente escolar, deste modo, percebemos que no ano de 2024, os alunos dos anos finais do Colégio Polos de Iguatu, viveram literatura”, ressaltou Heloiza.

 

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