João Ângelo (Professor, escritor e poeta)
Uma Senhora revestida de preconceitos indagou ao sábio: você não tem medo de se separar da sua esposa e destruir sua família? E o sábio respondeu calmamente: não tenho medo da separação! A mulher, com roupas a imitar as vestimentas da mãe de Jesus, lançou um olhar de ironia e sarcasmos aos outros membros da congregação… E, o mestre, com serenidade, quis se certificar sobre aquela pergunta venenosa, embora já soubesse e sentisse os sabores amargos dos ressentimentos e das premissas das pessoas que se sentem aptas a constituírem a destituírem as famílias, conforme as vontades de Deus. Nesse caso, pode-se dizer dos deuses e das deusas: ódios, intolerâncias, preconceitos, alienações, desrespeitos, crueldades, sarcasmos, invejas, achismos, intrigas, assédios, sequidões, apocalipses… Todos e todas revestidas pelo manto da hipocrisia e da destruição.
Diante disso, o sábio iniciou suas reflexões: o que é família? Dizem que a família é um dos pilares mais importantes da sociedade, quiçá da existência humana… E, de que ou de quais elementos são constituídos esses pilares? Por que o dia 15 de maio é considerado o Dia Internacional da Família? Existem famílias perfeitas?
E, na manhã do dia 16 de maio, o sábio foi buscar inspirações ao lado de uma fonte de sabedoria e sentou-se no atual Café Java, anexo da Academia Cearense de Letras. Esse café é uma réplica do Café Java que existiu na Praça do Ferreira, onde os padeiros da Padaria Espiritual se encontravam para falar de temas sociais da época, de forma criativa e inovadora.
Pois bem, o Novo Café Java é o espaço ideal para o sábio fazer suas reflexões sobre famílias: família é uma unidade social? O que é família e do que ela é constituída? Família seria um amontoado de pessoas com laços sanguíneos, convivendo na mesma casa, enlaçados pela discórdia e pelo desamor? Família seria um aglomerado de pessoas com pensamentos destrutivos e apocalípticos? Família seria um lar? Família seria uma ou mais pessoas que compartilham afetos e se respeitam, com ou sem laços sanguíneos? Família seria os humanos e os animais de estimação que convivem e se amam, mesmo sendo moradores de rua? Família seriam pessoas que vivem dentro das instituições apenas para julgar e condenar uns aos outros?
Como e por que se falar da família ou das famílias plurais? E por que tanta preocupação com a instituição família?
O sábio continua a refletir e convida você, leitor, a repensar os conceitos de família ou de famílias. E a repensar quando se constitui ou se destitui uma família? É tempo de reconstituição? É tempo de reformulação? É tempo de aceitação ou preponderam os preconceitos e as repressões?
O sábio toma o café, passa pela Praça dos Leões, entra no Museu do Ceará, segue em direção à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, aproxima-se da Praia de Iracema, entra no navio e abraça o mar. E, nessa viagem, sorrir a exclamar: O Dia Internacional da ou das Família é: AMAR, AMAR…
0 comentários