A 2ª Vara Criminal de Iguatu e a 4ª Promotoria de Justiça realizaram, nesta semana, visitas a escolas públicas da cidade como parte da campanha Maio Laranja. A ação teve como objetivo conscientizar alunos, professores e toda a comunidade escolar sobre a importância de prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Participaram da iniciativa a juíza Karla Neves Guimarães da Costa Aranha e o promotor Paulo Hilário Aragão Mont’Alverne, e as respectivas equipes de trabalho. As visitas aconteceram na EEEP Amélia Figueiredo e na EEMTI de Iguatu (antiga escola Pacífico Guedes).
A ação também fez alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. Durante os encontros, foram repassadas informações essenciais sobre os direitos das vítimas e o protocolo da Lei 13.431/2017, que trata da escuta especializada e do depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Os alunos foram convidados a atuar como multiplicadores do conhecimento, levando o que aprenderam para suas famílias e comunidades. O objetivo é fortalecer a rede de proteção por meio da informação, do diálogo e do compromisso coletivo com a infância e a juventude. “Falar sobre violência sexual é o primeiro passo para enfrentá-la; a proteção de nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de todos”, afirmou a juíza Karla Aranha.
0 comentários