O talento, a garra e a determinação estão presentes na vida de quem faz cultura e arte. Levar o nome de sua cidade, do estado onde mora a uma importante competição de dança nacional só reforça o quanto é necessário investir, apoiar e valorizar esses artistas. Em Iguatu, integrantes da Companhia Foco de Dança estão se preparando para o Festival MoviRio, no Rio de Janeiro, mostra de dança competitiva que acontece em agosto. O evento vai acontecer entre 28 a 31, no Teatro João Caetano. O festival é um dos eventos mais importantes voltados para a dança no Brasil e bastante disputado.
A edição vai contar pela primeira vez com a participação da Cia Foco de Dança. O grupo iguatuense se prepara ensaiando, criando as coreografias, confeccionando figurinos, escolhendo o repertório musical para esse momento especial. Porém a companhia precisa do apoio financeiro, ajuda essa que irá custear a participação dos artistas com mais confiança e segurança para os bailarinos e bailarinas de Iguatu. “Estaremos levando entre sete a oito trabalhos, vamos estar na categoria competitiva e ao mesmo tempo fazendo parte da mostra aberta, tanto vai estar acontecendo dentro do teatro e fora em outros espaços dentro da programação. Vamos estar levando dança contemporânea, estilo livre e outros trabalhos direcionados à competição. Mas estamos levando uma boa representatividade para esse festival”, declarou Nayane Rodrigues, diretora da companhia.
“Novo elenco também este ano. Com a participação das bailarinas Camila Corrêa e Carla Soléria, com a participação do bailarino Magno Barbosa, minha participação e da Rayce Kelly. É um trabalho feito há 17 anos, através do nosso projeto social e hoje a gente chega com essa nova formação do elenco para poder sair do município e seguir nossa trajetória representando nossa cidade, tão linda cheia de arte”, complementou.
Campanha para apoio
Para viver esse momento histórico e importante para o desenvolvimento e elevação da arte local, o grupo está com uma campanha para ajudar a custear a estadia durante o festival. “Estamos com essa campanha que é assim: é história, é arte, é cultura, é resistência. Isso é uma coisa muito forte na gente. Desde 2017 que a companhia vem fazendo esse trabalho aqui no município, participando de grandes festivais de vários níveis até mesmo internacional. Só que infelizmente temos que mudar nossos planos por questão financeira. Mesmo assim a gente vem fazendo história em nosso município abrindo portas para bailarinos e bailarinas e estamos nesse momento agora com essa campanha. E mais uma vez estamos pedindo ajuda de todas as pessoas a contribuírem para que possamos chegar ao Festival MoviRio”, pontuou Nayane, destacando que além da ida ao festival, tem hospedagem, alimentação, inscrições, deslocamentos, cursos. “Toda uma demanda financeira para podemos arcar com a ida ao festival. a gente esperar esse apoio das pessoas seja qual for o valor. A gente vai somando para poder realizar esse sonho da companhia em chegar ao Rio de Janeiro”.
A contribuição pode ser feita por PIX para a chave que é o CNPJ: 30.196.694/0001-45, em nome da Associação Artística Foco de Dança e Cultura.
MoviRio
É o festival que move o Rio de Janeiro com finalidade de proporcionar intercâmbio entre os participantes, com atividades simultâneas, que vão desde a realização de mostras competitivas, palestra, workshops e intervenções artística em quatro dias consecutivos. Este ano o evento acontece entre 28 a 31 de agosto, no Teatro João Caetano.
O MoviRio Festival foi idealizado por Carlos Fontinelle e tem como objetivo principal compartilhar diversas experiências artísticas e profissionais, alimentando os participantes através de trocas enriquecedoras. Abrindo-se assim novas janelas de possibilidades e incentivando o corpo da dança através da transversalidade do movimento.
0 comentários