Durante o mês de maio, acontece a campanha voltada para o trânsito mais seguro, chamada ‘Maio Amarelo’. Este ano o tema é “Mobilidade Urbana, Responsabilidade Humana”.
Em Iguatu, na primeira semana do mês aconteceu o lançamento oficial na sede da Secretaria de Transito e Transporte, onde também funciona o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran. Diversas ações acontecem dentro da programação que se estende por todo esse período. Uma delas foi o V Simpósio de Trânsito e Mobilidade Urbana, no auditório do campus multiinstitucional, que contou com a presença de representantes de entidades e órgãos ligados ao trânsito e mobilidade de diversos municípios cearenses. Durante o encontro, foram realizados palestras e debates bem descontraídos entre os participantes.
Para o secretário de Trânsito e Transporte de Iguatu, coronel Rodrigo Rodrigues, as ações servem de alerta, chamam a atenção de todos que compõem o sistema de trânsito, desde o pedestre ao motorista de carros de transportes de cargas, mas as ações acontecem durante todo o tempo, como forma educativa e preventiva, com o objetivo de reduzir acidentes e principalmente salvar vidas.
Um dos principais objetivos é sensibilizar as pessoas sobre a importância de adotar comportamentos responsáveis no trânsito, como explicou a diretora de Educação no Trânsito, Neidimar Araújo, mostrando de forma educativa vídeos e relatos sobre exemplos de conduções no trânsito, destacando o tema da campanha “Mobilidade Urbana, Responsabilidade Humana”, ressaltando a necessidade de se dirigir com prudência e respeito à vida de todos.
Lindovânia Araújo, presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade, destacou a importância das ações que acontecem em parceria com o Demutran e outros órgãos e secretarias municipais. A programação segue até o final do mês com diversas atividades de conscientização realizadas junto as escolas, empresas e espaços públicos e na própria sede da secretaria de trânsito.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo 2025 adota o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” para lembrar que os deslocamentos não envolvem apenas veículos, mas, principalmente, vidas. A campanha deste ano alerta para o impacto da velocidade, da desatenção e da pressa no dia a dia das pessoas. O objetivo é incentivar comportamentos mais responsáveis, em que cada escolha leve em conta a segurança de todos. No Brasil, os acidentes de trânsito ainda causam cerca de 100 mortes por dia. Uma realidade que poderia ser diferente se atitudes simples fossem colocadas em prática com mais empatia e cuidado.
Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Maio Amarelo é um movimento que busca mobilizar a sociedade em torno da valorização da vida nas ruas e rodovias. A cor amarela, associada à atenção no trânsito, simboliza esse chamado urgente por uma mudança de postura.
Neste ano, a proposta é desacelerar. Não apenas ao dirigir, mas na forma de lidar com o outro no trânsito. A ideia é olhar com mais humanidade para quem está ao redor. Afinal, à frente, ao lado e atrás estão pessoas com histórias, família e compromissos.
0 comentários