Semana do Doador mobiliza rede de parceiros ao Hemocentro

30/11/2019

Com ampla programação objetivando homenagear as pessoas parceiras do Hemocentro que doam sangue voluntariamente ao longo do ano, o núcleo do Hemoce em Iguatu promoveu mais uma semana do Doador de Sangue. A unidade de Iguatu integra juntamente com Quixadá, Juazeiro do Norte, e Sobral a rede de hemocentros que compõe o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

 A programação se intensificou na quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29. Bênção ecumênica, apresentação da banda do município, café da manhã, sorteios de brindes, apresentações musicais, esquetes teatrais, oferta de serviços de beleza disponíveis aos doadores através de instituições parceiras compuseram o calendário de atividades.

O Dia Nacional do Doador Voluntário é comemorado em 25 de novembro. A média mensal de coleta de bolsas de sangue no Hemoce de Iguatu é de 400 e apenas 20% são oriundos de doadores voluntários. A maioria das bolsas de sangue são captadas fora da unidade, em outras cidades, por meio de campanhas externas em que moradores são motivados a fazer doação de sangue.

Cena comum no restante do ano são das poltronas da sala de coleta desocupadas. A ausência de doadores é uma situação que preocupa o Hemoce. “Hoje é uma data especial que intensificamos a convocação do doador a sempre estar presente conosco com o gesto nobre de doar”, ressaltou Jório Maia, um dos coordenadores do setor de captação.

Doadores

Doadora pela quarta oportunidade, a estudante universitária Nádia Ferreira, do curso de Educação Física, sabe da importância do seu gesto e principalmente das consequências. “Tão importante quanto estudar a promoção de saúde é saber se colocar no lugar do outro. Hoje estamos doando de forma saudável, sabendo que um dia podemos estar do outro lado precisando desse gesto. Esse ato pode salvar quatro vidas e isso é enriquecedor”, declarou.  

Eri Vieira, morador do Bairro Terra Bela, depois de passar pela triagem, exerceu seu gesto solidário. O vigilante trocou seu dia de folga para ir ao Hemoce. “Muito importante a doação, pois ajuda a salvar vidas. Eu sempre venho doar, me cuido e me preparo para poder sempre repetir esse ato”, disse.

O chamamento para a doação de sangue é mais intensificado neste período, mas a campanha para captar doadores ocorre até o final do ano. A expectativa do Hemoce é coletar 18 mil bolsas de sangue em todo o estado, já preparando estoque para os festejos de final de ano. “É um dos períodos mais críticos de doações, porque muita gente viaja, sai de férias, as doações caem, e infelizmente a demanda por bolsas aumenta em todo o estado. Por isso temos essa preocupação antecipada em manter um estoque razoável de bolsa”, complementou Jório.

Doe

Para ser um doador de sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos ‘O positivo’, ‘O negativo’ e ‘A positivo’, são os que necessitam de mais doações.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *