O volume de chuva no Iguatu em abril ficou abaixo da média histórica, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. O esperado para o mês são 206.2 milímetros. Segundo a FUNCEME, o observado neste mês foi de 154.3 milímetros, – 25,2% abaixo da média.
Os dados do órgão, fragmentados por pluviômetro, mostram que a sede do município teve índices acima da média esperada. O normal para o período seria 189mm, mas foram somados 254mm (+34%).
Porém a irregularidade das chuvas na zona rural puxou para que a cidade tenha ficado abaixo da média geral. As áreas que concentram maior parte da produção agrícola da cidade, Barro Alto, Riacho Vermelho, e Quixoá, ficaram percentualmente abaixo -43%, -42% e -34% respectivamente.
Estado
Ainda de acordo com a FUNCEME, quase todas as macrorregiões do Ceará ficaram com um desvio positivo em abril. A macrorregião que menos recebeu precipitações foi a Região do Cariri, com 114 milímetros. O esperado para a macrorregião é 173,7 milímetros, um desvio negativo de 34,4%.
Trussu
O mês também ao menos foi favorável para o aporte hídrico dos reservatórios. O açude Carlos Roberto Costa – Trussu chegou em abril ao percentual de 56% da capacidade, número só visto em novembro de 2014.
0 comentários