Abril termina com chuvas abaixo da média histórica

06/05/2023

O volume de chuva no Iguatu em abril ficou abaixo da média histórica, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. O esperado para o mês são 206.2 milímetros. Segundo a FUNCEME, o observado neste mês foi de 154.3 milímetros, – 25,2% abaixo da média.

Os dados do órgão, fragmentados por pluviômetro, mostram que a sede do município teve índices acima da média esperada. O normal para o período seria 189mm, mas foram somados 254mm (+34%).

Porém a irregularidade das chuvas na zona rural puxou para que a cidade tenha ficado abaixo da média geral. As áreas que concentram maior parte da produção agrícola da cidade, Barro Alto, Riacho Vermelho, e Quixoá, ficaram percentualmente abaixo -43%, -42% e -34% respectivamente.

Estado

Ainda de acordo com a FUNCEME, quase todas as macrorregiões do Ceará ficaram com um desvio positivo em abril. A macrorregião que menos recebeu precipitações foi a Região do Cariri, com 114 milímetros. O esperado para a macrorregião é 173,7 milímetros, um desvio negativo de 34,4%.

Trussu

O mês também ao menos foi favorável para o aporte hídrico dos reservatórios. O açude Carlos Roberto Costa – Trussu chegou em abril ao percentual de 56% da capacidade, número só visto em novembro de 2014.

 

MAIS Notícias
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 8, a Câmara Municipal de Iguatu aprovou, por unanimidade, os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) relativos às contas do ex-prefeito Ednaldo Lavor, referentes aos exercícios financeiros de 2018 e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *