Alunos do ensino médio pesquisam gravidez na adolescência e os impactos na vida escolar

11/11/2023

Em um esforço conjunto para abordar a preocupante problemática da gravidez na adolescência e seus impactos, alunos do 1° ano na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Governador Adauto Bezerra, em Iguatu, iniciaram um trabalho de pesquisa voltado ao tema. Vinculado à disciplina de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS), ministrada pela professora Silmara Benigno, e com a orientação adicional da professora Cynthia Neves, o projeto visa a aumentar a conscientização sobre os riscos associados à gravidez precoce.

Desde agosto, os oito alunos envolvidos – Ana Lívia, Alysson Oliveira, Hudson Garcia, Marcos Antônio Lima, Rayane Alves, Vitória Kauane, Vitória Kayllane e Waleska Nascimento – têm dedicado tempo e esforço à produção de um artigo acadêmico abordando o tema. O prazo para conclusão está previsto para o final de novembro.

O projeto não apenas envolve a pesquisa teórica, mas também incentiva os alunos a realizar pesquisas de campo, coletando dados diretamente da comunidade escolar e consultando especialistas. Acreditando que essa abordagem prática enriquecerá significativamente o aprendizado dos alunos, a equipe docente está comprometida em orientá-los em cada etapa do processo.

Levantamento

Com dados preliminares já levantados pelos estudantes, tornou-se evidente que a gravidez na adolescência impacta diretamente o desenvolvimento escolar. Os números sugerem que, a cada 10 alunas grávidas, pelo menos 4 acabam abandonando a escola. Essa descoberta destaca a urgência de ações educativas e preventivas para lidar com esse desafio.

O trabalho conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). “Estamos mostrando que nas escolas públicas de tempo integral estão sendo desenvolvidos trabalhos que têm a função de ajudar a sociedade, estudando e compartilhando conhecimentos sobre esses temas relevantes para a população. Alunos de Iguatu estão produzindo trabalhos essenciais para toda a comunidade”, afirmou a professora Cynthia Neves.

“Estamos ansiosos para compartilhar os resultados finais deste projeto em breve e agradecemos o apoio contínuo de todos os envolvidos. O comprometimento dos alunos em abordar uma questão tão relevante demonstra o potencial impacto positivo que a educação pode ter na adolescência”, disse Silmara.

O objetivo do projeto não se limita ao âmbito escolar. A equipe espera expandi-lo para todas as escolas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 16 no próximo ano e apresentá-lo no Ceará Científico 2024. No entanto, neste ano, a pesquisa foi desenvolvida exclusivamente dentro da instituição.

MAIS Notícias
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 8, a Câmara Municipal de Iguatu aprovou, por unanimidade, os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) relativos às contas do ex-prefeito Ednaldo Lavor, referentes aos exercícios financeiros de 2018 e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *