Aumenta procura por doses de reforço contra Covid-19 em Iguatu

18/06/2022

A aposentada Irene Barbosa, 70, é uma das pouco mais de 8 mil pessoas idosas em Iguatu aptas a receber a quarta dose de reforço contra a Covid-19. Logo no início desta semana foi até o Centro de Especialidades Médicas – CEME para tomar a vacina. “Eu vim porque sei o quanto essa vacina tem sido importante. As pessoas deviam se conscientizar e aproveitar essa oportunidade que estamos tendo em lutar contra essa doença que infelizmente levou tantas vidas. Tomei e tomarei quantas vezes forem necessárias”, ressaltou.

Não só dona Irene, mas outros idosos e também muitos jovens procuraram a unidade de saúde para completar o esquema vacinal. Morgânica Silva, acadêmica de Enfermagem, recebeu a terceira dose. “Foi comprovado através da ciência a importância da vacina. A gente sabe que a partir do momento em que começaram a aplicação, a contaminação das pessoas diminuiu, as mortes e até internações graves. O que devemos é continuar nos prevenindo e seria importante que todos tomassem a vacina”.

230 mil doses aplicadas

De acordo com Setor de Imunização da Secretaria da Saúde de Iguatu, mais de 230 mil doses contando a partir dos 5 anos de idade já foram aplicadas contra a Covid-19. Paralela a essa campanha, a pasta também realiza a vacinação contra o vírus influenza. “Estamos vacinando o público prioritário conforme recomenda o Ministério da Saúde, ainda no Iguatu, seguimos o público ainda acima de 70 anos de idade para a quarta dose da vacina, porque não recebemos vacina suficiente para atender todos. São mais de 8 mil pessoas nessa faixa etária, falta ainda pouco mais de duas mil para concluirmos essa faixa e seguir em ordem decrescente. Estamos vacinando conforme foi recomendado os profissionais da saúde, mas também por essa questão de poucas doses recebidas, estamos priorizando os que atuam mais na linha de frente das unidades de saúde. Mas estão previstos lotes maiores de imunizantes e esperamos avançar ainda mais com essa dose de reforço”, explicou Edimira Assunção, coordenadora de Imunização.

Recomendação

Em Iguatu, com mais de mais de 230 mil doses de vacinas aplicadas na população, alvo da campanha, a partir dos 5 anos de idade, que corresponde mais de 90% da população vacinada com pelo menos uma dose. “Além das terceira e quarta dose continuamos também aplicando a primeira e segunda doses. Aquela pessoa que não tomou nenhuma dose da vacina pode procurar uma unidade de saúde ou mesmo o CEME, na 13 de maio. Mesmo com vacina, a recomendação ainda é continuar com uso de máscaras, álcool em gel, medidas que ajudam a evitar a contaminação do vírus”, ressaltou Edimira.

 

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *