Aumenta recolhimento de animais de grande porte nos bairros e avenidas

23/10/2021

O setor de Recolhimento de Animais do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran recolheu um rebanho bovino, em plena avenida Dr. Carlos Roberto Costa, (Perimetral) trecho da CE 060, nas proximidades do Bairro Areias. De acordo com a autarquia, em média são recolhidos entre quatro a cinco animais por dia. A equipe que realiza esse trabalho percorre ruas e avenidas e até estradas vicinais e rodovias que dão acesso aos bairros mais distantes.

“Além desse trabalho já realizado, a gente tem recebido muitas denúncias. Esse rebanho com seis bovinos estava transitando livremente pela avenida Perimetral, pondo em risco a vida das pessoas. Além de mesmo um carro bater e matar um animal desse, infelizmente uma cena que tem se tornando comum. Tanto que a gente pede nas rádios, nas redes sociais, mas a realidade é outra”, lamenta Jackson Barbosa, diretor de trânsito do Demutran.

Nossa reportagem recebeu diversos relatos de moradores de outros bairros entre esses Bugi, Altiplano e Cajueiro relatando situação parecida: a presença de animais de médio e grande porte soltos nas ruas. Nossa reportagem flagrou um cavalo solto, em um terreno baldio, no Bugi. “O nosso trabalho é evitar principalmente acidentes envolvendo esses animais soltos. A gente recolhe equinos, burros, jumentos, vacas, ovinos e caprinos, sempre em grande quantidade, em rebanho mesmo. E o pior que muitos deles são reincidentes. A gente conversa, alerta os proprietários, mas infelizmente não se preocupam. Mas quando acontece um acidente, não aparece um dono de animal. A gente sabe que muitas pessoas já perderam a vida, outros ficaram com sequelas por conta de acidente com animal. Isso sobrecarrega nosso sistema de saúde”, pondera Barbosa.

Os animais recolhidos pelo Demutran recebem água e alimentação. O período permitido para estadia dos animais é de até 30 dias. Depois desse prazo o tutor dos animais pode perder a posse. A taxa de pagamento para liberação do animal é de apenas R$ 28,00 por animal. Em caso de incidência, essa taxa aumenta de valor.

 

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *