O tema deste ano da campanha Maio Amarelo é: “No trânsito, escolha a vida!”, cujo objetivo busca conscientizar as pessoas principalmente condutores de veículos para evitar acidentes no trânsito. A campanha nacional chega a 10ª edição.
Em Iguatu o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte – DEMUTRAN participa da ação há sete anos. Este ano a programação além de contemplar o público em geral com atividades em escolas, na própria sede da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, tem ações de blitze educativas, palestras, passeio ciclísticos e um simpósio. Os agentes do departamento participaram de capacitação, através de um curso de atualização para servidores da pasta e agente.
Segunda-feira, 8, na sede do DEMUTRAN, vai acontecer mobilização com estudantes que estarão visitando as instalações da autarquia. “Na segunda-feira, vamos receber alunos e a sociedade em geral na secretaria. Vai ter uma vasta programação com passeio pela trilha ecológica que foi criada em parceria com Secretaria do Meio Ambiente, tem nossa minicidade, brinquedoteca, uma biblioteca de trânsito, entre outras atividades e ações que serão reforçadas durante todo esse mês”, afirmou Henrique Amorim, diretor de trânsito.
Mobilização social
Durante a abertura, que aconteceu na terça-feira, 2, no auditório da Secretaria da Assistência Social, no bairro Prado, o prefeito em exercício Ronald Bezerra, ao lado do secretário da pasta coronel Giovanni Guedes, destacou a importância das ações focadas para melhoria e segurança no trânsito na cidade. “O objetivo principal dessa campanha é mobilizar toda sociedade para conscientizar sobre os cuidados que devemos ter no trânsito, como o próprio tema deste ano alerta, o objetivo é salvar vidas, ‘No Trânsito, escolha a vida’. Um alerta e conscientização que deve ser permanente. Durante o ano todo”, ressaltou o coronel Giovanni.
Durante todo mês de maio os agentes municipais de trânsito estarão sensibilizando a sociedade iguatuense por meio de diversas ações educativas com o intuito de contribuir para a redução de acidentes e reforçar a segurança nas vias públicas.
A importância da campanha para a prevenção de acidentes com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Mas também é preciso que os gestores tanto municipal, estadual e federal, ofereçam vias sinalizadas e com condições de tráfego.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. O tema deste ano “No trânsito, escolha a vida”, foi definido pela Resolução nº 980 de 2022 do Conselho Nacional de Trânsito, Contran. A campanha conta com apoio do governo federal, estaduais e municipais, além de órgãos e instituições públicos e privados ligados também ao setor dos transportes.
De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indica atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.
Responsabilidade no trânsito
Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além de que, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes.
0 comentários