CARTA ABERTA AO POVO DE IGUATU

26/10/2019

Amigos iguatuenses,

Primeiramente quero agradecer ao médico, Dr. Paulo de Tarso, redator chefe desse informativo de tão significante importância, que concedeu esse espaço para que eu pudesse expor a verdade dos fatos sobre a Faculdade de Medicina de Iguatu.

É público e notório que essa é uma luta de muitos anos, idealizada ainda quando assumi pela primeira vez um mandato de deputado estadual, e assim, com a ajuda de entidades, estudantes e lideranças políticas e comunitárias, lutei para ampliar o ensino superior no município de Iguatu, trazendo a Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri (URCA) para esse município. Uma ação consolidada ainda em 2004.

Ao assumir a Prefeitura de Iguatu, em 2005, percebendo que a nossa região teria um potencial ainda maior para a implantação de outros cursos, passei a trabalhar, juntamente com minha equipe, em outras estratégias, foi quando meu pai, José Ilo Dantas, como secretário da saúde, passou a enxergar a possibilidade de termos um curso de medicina em nossa região.

A partir daí, iniciamos a construção de um plano de trabalho. Meu pai, um homem de visão futurista, idealizou e implantou a Escola de Saúde Pública, um instrumento para capacitar os profissionais de saúde, e um equipamento essencial para qualificar o município perante o governo federal, para a tão almejada faculdade de medicina na região.

E, sendo assim, fomos à luta. Buscamos as lideranças políticas, o apoio das entidades, dos estudantes e da sociedade civil organizada, e iniciamos uma batalha incansável. Foram vários anos de idas a Brasília, de audiências nos ministérios, de manifestações e caminhadas nas ruas de Iguatu para tentar sensibilizar as autoridades em Brasília, principalmente o Ministério da Educação, para que assim pudéssemos alcançar a tão sonhada faculdade de medicina para a região Centro Sul.

É fato que, políticos influentes, como o deputado federal Aníbal Gomes e o ex-senador Eunício Oliveira, foram apoios decisivos para que as portas dos gabinetes ministeriais em Brasília fossem abertas, e assim pudéssemos expor os anseios da população da região Centro Sul. Em cada etapa de luta vencida, nossas forças foram se multiplicando, e exatamente no dia 8 de março de 2018, a tão sonhada faculdade de medicina de Iguatu foi anunciada. A partir dessa data, teríamos um impasse na Justiça entre duas entidades que disputaram o edital para definir quem seria a mantenedora para instalar e colocar em funcionamento os cursos de medicina em nossa cidade.

A Faculdade de Medicina de Iguatu hoje é real. Não é mais um sonho. Inclusive, o termo de compromisso entre o Ministério da Educação e a entidade mantenedora, o IREP Sociedade de Ensino Superior e Médio e Fundamental LTDA, foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 25 de outubro.

Finalizo, portanto, essas breves explicações, consciente de que essa conquista foi o resultado de uma luta de muitas mãos. Uma conquista que só quem tem a ganhar é a população da região Centro Sul. Um forte abraço.

Agenor Gomes de Araújo Neto

Deputado Estadual  

MAIS Notícias
Um Pavão Mysteriozo cruza os céus do Brasil
Um Pavão Mysteriozo cruza os céus do Brasil

Em tempos de silêncio imposto, um pavão misterioso cruzou os céus do Brasil com suas plumas abertas em forma de resistência. Era 1974 quando Ednardo, filho do Ceará e do vento quente do Nordeste, lançou Pavão Mysteriozo, obra que viria a se tornar hino de uma...

O retorno das chuvas e os problemas urbanos
O retorno das chuvas e os problemas urbanos

  Na última quarta-feira, 21, a cidade de Iguatu recebeu um grande volume de chuvas, sendo constatado em alguns locais até 120 milímetros. Após uma noite de chuva na manhã do dia seguinte o que era caos piorou com a continuação das chuvas durante o dia inteiro. O...

10 anos do Campus Humberto Teixeira
10 anos do Campus Humberto Teixeira

Dra. Jaquelini de Souza Historiadora, pós-doutora em Economia e professora efetiva da URCA No dia 23 de maio de 2025 o campus Humberto Teixeira completou 10 anos de inauguração. Obra do governo Cid Gomes, foi essencial para transformar Iguatu em uma cidade...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *