Cavalgada cívica ecológica mobiliza entidades

22/10/2022

O Projeto Abaeté surgiu com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação do rio Jaguaribe, por meio de ações educativas e ambientais. Amanhã (domingo, 23), acontece a culminância do projeto com a 6ª edição da Cavalgada Ecológica. O evento que acontece às margens do rio Jaguaribe já se tornou tradição em Iguatu. A expectativa é de grande participação de cavaleiros e amazonas.

Nesta edição o percurso será mais urbanizado diante da cheia do manancial e presta honra ao Padre Mororó, sacerdote, jornalista e revolucionário brasileiro, mártir na luta pela liberdade. São esperadas 40 instituições no evento que terá como ponto de partida a igreja Matriz de Senhora Sant’Ana com benção da cavalgada, seguindo pela Rua Dr. João Pessoa, Monsenhor Coelho, Santos Dumont, Praça Alcântara Nogueira e Rua 13 de maio, finalizando no Fomento na propriedade de Manoel Valdenir de Oliveira. No destino haverá uma confraternização com churrasco e a apresentação cultural de Galego Aboiador e Tatá Locutor.

Conforme o ativista ambiental e idealizador do evento Neto Braga, que agora utiliza o nome “Jaguaribe” junto ao seu sobrenome, o rio, diariamente, tem sofrido degradação e poluição. “Nesses seis anos de projeto o maior legado é a participação popular e a discussão que criamos em torno da necessidade de implementar uma nova cultura. Através dessas ações educativas e ambientais, é possível que a gente possa a ver nosso rio Jaguaribe como era antes. Fazer dele um local de visitação, com trilhas ecológicas como estamos fazendo”, declarou, apontando que o rio Jaguaribe é importante não só ecologicamente, mas também pelo seu resgate e importância histórica e econômica.

Causa ecológica

As ações são permanentes. O ativista tem levado alunos da rede pública para conhecer de perto o leito e realizado plantio de mudas nativas. Ao longo do ano o projeto faz visitas e trilhas ao rio, quando também são retirados lixo do local. “O rio Jaguaribe é bem maior que todos nós. Agora para gerações dos nossos filhos e nossos netos é bom que voltemos a frequentar nosso rio e abracemos em verdade a causa ecológica do rio, para que possamos sanear e devolver às futuras gerações o rio que tivemos em nossa infância. Mas é triste a gente fazer uma parte, enquanto outros muitos degradam, destroem nosso rio”, apontou Braga.

A cavalgada faz parte do calendário cultural e de eventos da cidade votado na Câmara Municipal por meio da lei municipal n° 2.802 de 20 de agosto de 2020, sancionada pelo prefeito municipal Ednaldo Lavor Couras.

MAIS Notícias
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 8, a Câmara Municipal de Iguatu aprovou, por unanimidade, os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) relativos às contas do ex-prefeito Ednaldo Lavor, referentes aos exercícios financeiros de 2018 e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *