Conferência Municipal debate propostas e ações para desenvolvimento da cultura

07/05/2022

A Conferência da Cultural aconteceu ontem, sexta-feira, 06. O encontro reuniu artistas, gestores culturais, entre outros segmentos envolvidos de forma direta ou indiretamente do fazer cultura, além de convidados, representantes da sociedade civil e autoridades que participaram do terceiro encontro realizado em Iguatu, na Secretaria da Assistência Social, no bairro Joaquim Távora.

De acordo com a secretária executiva da Cultura, Cristiana Antunes, o momento de estar reunido com a sociedade civil e fazedores de cultura dentro de um debate voltado para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura municipal foi proveitoso e muito importante. “Estivemos reunidos nessa conferência, com fazedores de cultura, com artistas, com a sociedade civil justamente para discutir as perspectivas, os avanços e as necessidades das nossas políticas públicas do fomento da política pública cultural. Durante o encontro, discutimos quatro eixos diferentes, e foram apresentadas propostas para o nosso município, para nosso Estado e para a União. Dentro desse debate que iremos construir a cultura que nós esperamos”, afirmou a gestora.

Cristiana destacou ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas com a pandemia, a cultura segue caminhando mesmo com muitas dificuldades. “As dificuldades continuam, mas vamos continuar lutando para uma cultura que queremos, que desejamos. E o Conselho Municipal de Cultura e a Prefeitura, que são os realizadores dessa conferência, estão com esse intuito de ouvir o que foi apresentado, proposto porque se faz necessário ouvir para planejar o que nós temos para nossa cultura”, ressaltou.

Efetividade

Na oportunidade foram formados diferentes grupos de trabalho que apresentaram propostas para desenvolvimento e fortalecimento da cultura local, como o fortalecimento e planejamento do calendário cultural, melhorias, revitalização de espaços e equipamentos culturais, além da valorização das classes artísticas. As propostas foram discutidas com foco nas conferências estadual e nacional, com as diversas temáticas voltadas para o setor. “Eu acho um instrumento bastante importante para implementação e afirmação das políticas públicas municipais. Mas, que além, muito além de uma conferência, é que essas políticas públicas realmente aconteçam. Que sejam efetivas na constituição do fomento, da fruição, da formação, e do desenvolvimento da cultura local. É público e notório que, infelizmente, Iguatu não é uma cidade em que existam políticas públicas muito definidas, delineadas para poder desenvolver o lado artístico e cultural dos seus munícipes. Infelizmente falta, deixa a desejar. Então que realmente, o que foi discutido, desenhado nessa conferência possa estar ocorrendo na sua efetividade, na realidade. E que aquilo que é tão bonito, colocado no papel de fato, possa acontecer na realidade, que possa se concretizar na sua realidade, no dia a dia dos artistas, dos fazedores de cultura de Iguatu”, ponderou o encenador José Filho, membro da Cia Ortaet de Teatro.

Para muitos artistas é necessário ainda mais o envolvimento da sociedade, quando a cultura deve ser fomentada por todos. “A gente espera que as discussões da conferência sejam levadas para fora. Que a sociedade civil seja convocada e articulada e que as propostas que foram colocadas a partir dos eixos discutidos sejam levadas em consideração e também vistas pelo poder público para que a discussão sobre o sistema municipal de cultura sobre tudo possa caminhar”, destacou Carlê Rodrigues, contadora de histórias.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *