Desfile cívico em Iguatu celebra união entre os povos

10/09/2022

 

Com foco no tema “Brasil de todos os povos”, a Secretaria de Educação, Cultura e Ensino Superior de Iguatu finalizou na quarta-feira, 07, a programação cívica de 2022 com o tradicional desfile. As comemorações foram voltadas para os 200 anos da Independência do Brasil com a participação dos alunos matriculados nas escolas de ensino fundamental e demais instituições da cidade de Iguatu.

O desfile não ocorria há dois anos em razão da pandemia de Covid-19. Para o construtor Armando Calisto, 51, a solenidade “fez muita falta”. “Todos anos estávamos aqui. Agora, estamos felizes porque voltamos a ver essa apresentação tão bonita”, relatou.

O desfile não contou com a apresentação de policiais militares. O fato se repetiu em todas as cidades do interior. A informação chegou aos agentes de forma extraoficial, às vésperas deste 7 de setembro, tendo desagradado parte da corporação.

O desfile teve início com o tradicional desfile de jipe dos gestores da cidade. O trajeto partiu na Praça das Mulheres e encerrou na Praça da Matriz. “O momento mantém viva a história da Independência do país e principalmente fortalece o sentimento de amor à pátria”, disse Ednaldo Lavor (PSD), prefeito de Iguatu.

As escolas levaram com mais de mil estudantes a história do país, destacando temáticas marcantes como colonização, civilização, povos indígenas, religiosidade, cultura, economia, e presença de outras nações.

Além do tradicional desfile, a programação da semana teve homenagens com uma comenda cedida pela Prefeitura a personalidades da cidade. Os distritos mais populosos da cidade envolveram suas instituições que puderam desfilar na própria comunidade. Os Centros de Educação Infantil (CEI) desfilaram na segunda-feira, 05, no período da manhã no centro da cidade.

MAIS Notícias
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu

Iguatu encerra o mês de abril de 2025 com um cenário climático diferente do que vinha sendo nos últimos meses. As chuvas ficaram 21,8% abaixo da média histórica, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme. O volume acumulado foi de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *