Diretores da CDL reunidos com autoridades da PM e GMC para debater segurança

10/05/2025

 

No começo da noite desta sexta, 09, diretores da CDL de Iguatu se reuniram na sede da entidade, Rua Dr. João Pessoa, centro, com autoridades da Polícia Militar e GCM-Guarda Civil Municipal, para debater sobre segurança no município e principalmente no centro comercial da cidade. Aumento do número de furtos, roubos à mão armada e arrombamentos têm chamado a atenção dos lojistas e toda sociedade. Por conta disto a cúpula da segurança militar e da Guarda Civil foram convidados para o encontro.

A Polícia Militar foi representada pelo tenente coronel, Eric Braga, comandante do 10º BPM-Iguatu, acompanhado do tenente Odevaldo, Capitão Hudson, comandante do Raio e Alfredo Júnior, comandante da GCM-Guarda Civil Municipal.

Participaram também como convidados, o secretário adjunto de Segurança do município, Bebeto Bandeira,

Ana Kevyne, psicóloga e coordenadora do CREAS-Centro de Referência Especializado da Assistência Social  e Rochele Pereira, ambas pertencentes à Secretaria de Assistência Social. Além da segurança os lojistas também debaterem os problemas das pessoas em situação de vulnerabilidade social que permanecem nas ruas e algumas delas acabam cometendo delitos ou danificando o patrimônio. De acordo com  os representantes do município, atualmente são 44 pessoas em situação de rua.

Os diretores da CDL relataram os ‘gargalos’ enfrentados pela classe lojista com a onda de violência envolvendo assaltos, furtos e arrombamentos, estabelecimentos e canteiros de obras que foram invadidos por desocupados para a prática de furtos, precariedade na iluminação de ruas e bairros e no centro comercial.

O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’ pediu reforço na segurança no centro e bairros em datas comemorativas, período em que aumentam as ocorrências.

Eric Braga ressaltou a importância do trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, para dar respostas aos cidadãos dos atos delituosos, mas  lembrou que a corporação tem limitação de pessoal, pois o número de policiais está defasado para atender uma região com 7 cidades que integram o 10º BMP. Segundo o comandante a defasagem é de viaturas também. Atualmente a PM dispõe de um efetivo com 192 homens, enquanto que a GCM dispõe de 176 homens somente para a defesa do patrimônio municipal. Do último concurso para policiais militares apenas 6 homens foram destinados para Iguatu.

Os diretores da CDL solicitaram uma atenção das autoridades da segurança pública para as datas comemorativas, especialmente o Dia das Mães, comemorado no 2º domingo de Maio, quando o comércio registra maior movimento de clientes, podendo também atrair também ações delituosas envolvendo assaltos, furtos e estelionato.

A Polícia Militar já dispõe de homens circulando no centro e numa base fixa na Rua Floriano Peixoto, segundo informou o tenente coronel, Eric Braga. Ele assegurou aos diretores lojistas reforço na segurança para o período. Mas fez um apelo para que a “CDL como entidade parceira pode expressar a necessidade de mais policiais e viaturas junto aos governantes e representantes do município”, lembrou. Haverá também reforço com os homens e viatura da Guarda Civil Municipal, conforme afirmou o comandante da GCM, Alfredo Júnior.

Mediante os relatos da defasagem em viaturas e policiais no âmbito do 10º BPM de Iguatu, os diretores lojistas, capitaneados pelo presidente Dedé Duquesa vão se mobilizar para reivindicar das autoridades governamentais e representantes constituídos no município e na região, aumento do efetivo policial e mais viaturas para atender as necessidades da segurança pública da população, de modo prioritário ao varejo, segmento detentor de mais de 70% do PIB, do que é gerado em comércio e serviços no município.

 

 

MAIS Notícias
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 8, a Câmara Municipal de Iguatu aprovou, por unanimidade, os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) relativos às contas do ex-prefeito Ednaldo Lavor, referentes aos exercícios financeiros de 2018 e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *