No começo da noite desta sexta, 09, diretores da CDL de Iguatu se reuniram na sede da entidade, Rua Dr. João Pessoa, centro, com autoridades da Polícia Militar e GCM-Guarda Civil Municipal, para debater sobre segurança no município e principalmente no centro comercial da cidade. Aumento do número de furtos, roubos à mão armada e arrombamentos têm chamado a atenção dos lojistas e toda sociedade. Por conta disto a cúpula da segurança militar e da Guarda Civil foram convidados para o encontro.
A Polícia Militar foi representada pelo tenente coronel, Eric Braga, comandante do 10º BPM-Iguatu, acompanhado do tenente Odevaldo, Capitão Hudson, comandante do Raio e Alfredo Júnior, comandante da GCM-Guarda Civil Municipal.
Participaram também como convidados, o secretário adjunto de Segurança do município, Bebeto Bandeira,
Ana Kevyne, psicóloga e coordenadora do CREAS-Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Rochele Pereira, ambas pertencentes à Secretaria de Assistência Social. Além da segurança os lojistas também debaterem os problemas das pessoas em situação de vulnerabilidade social que permanecem nas ruas e algumas delas acabam cometendo delitos ou danificando o patrimônio. De acordo com os representantes do município, atualmente são 44 pessoas em situação de rua.
Os diretores da CDL relataram os ‘gargalos’ enfrentados pela classe lojista com a onda de violência envolvendo assaltos, furtos e arrombamentos, estabelecimentos e canteiros de obras que foram invadidos por desocupados para a prática de furtos, precariedade na iluminação de ruas e bairros e no centro comercial.
O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’ pediu reforço na segurança no centro e bairros em datas comemorativas, período em que aumentam as ocorrências.
Eric Braga ressaltou a importância do trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, para dar respostas aos cidadãos dos atos delituosos, mas lembrou que a corporação tem limitação de pessoal, pois o número de policiais está defasado para atender uma região com 7 cidades que integram o 10º BMP. Segundo o comandante a defasagem é de viaturas também. Atualmente a PM dispõe de um efetivo com 192 homens, enquanto que a GCM dispõe de 176 homens somente para a defesa do patrimônio municipal. Do último concurso para policiais militares apenas 6 homens foram destinados para Iguatu.
Os diretores da CDL solicitaram uma atenção das autoridades da segurança pública para as datas comemorativas, especialmente o Dia das Mães, comemorado no 2º domingo de Maio, quando o comércio registra maior movimento de clientes, podendo também atrair também ações delituosas envolvendo assaltos, furtos e estelionato.
A Polícia Militar já dispõe de homens circulando no centro e numa base fixa na Rua Floriano Peixoto, segundo informou o tenente coronel, Eric Braga. Ele assegurou aos diretores lojistas reforço na segurança para o período. Mas fez um apelo para que a “CDL como entidade parceira pode expressar a necessidade de mais policiais e viaturas junto aos governantes e representantes do município”, lembrou. Haverá também reforço com os homens e viatura da Guarda Civil Municipal, conforme afirmou o comandante da GCM, Alfredo Júnior.
Mediante os relatos da defasagem em viaturas e policiais no âmbito do 10º BPM de Iguatu, os diretores lojistas, capitaneados pelo presidente Dedé Duquesa vão se mobilizar para reivindicar das autoridades governamentais e representantes constituídos no município e na região, aumento do efetivo policial e mais viaturas para atender as necessidades da segurança pública da população, de modo prioritário ao varejo, segmento detentor de mais de 70% do PIB, do que é gerado em comércio e serviços no município.
0 comentários