Dona de casa vende filhós para melhorar a renda da família

15/06/2019

O filhós é uma iguaria típica nordestina muito apreciada. É bem servida com café, ou mesmo sem acompanhamento. A receita original leva apenas goma, água e sal.

“Acho que não tem quem não goste de filhós. Só quem nunca provou! E depois que come, quer mais”, afirma a dona de casa Marciana de Souza, moradora na Vila Coqueiro que divide a casa com esposo, filhos e neto.

Depois que Marciana ficou desempregada resolveu produzir a iguaria em casa mesmo e passou a acrescentar outros ingredientes. A nova receita vem dando certo. “Antes eu trabalhava fazendo salgadinhos com minha irmã. Como não deu mais para trabalhar com ela, tive que ficar em casa. Ela me incentivou e deu essa ideia de fazer o filhós. Ela me ensinou, me deu os ingredientes e parti para fazer. Logo os primeiros, as pessoas já gostaram. Minha irmã também aprovou e parti pra venda. Graças a Deus, todo dia estou fazendo”, afirmou, ressaltando que não tem segredo. “Quando a gente faz as coisas com carinho e gosto, tudo fica melhor. Além da goma, sal, coloco também açúcar, ovo, queijo, manteiga e leite”.

Numa vasilha de plástico Marciana coloca um pouco de cada um dos ingredientes. Tudo é misturado, adicionado o leite ainda quente. Com as mãos mexe a massa até ficar com uma consistência leve. Quando dá o ponto de ‘liga’, ela faz rolinhos e molda um a um em formato de trança. O passo seguinte é levar ao fogo numa frigideira funda com óleo quente. “Fazer filhós relembra muito a minha infância. Nunca me interessei em fazer, minha mãe fazia, minha vó, minhas tias, agora estou fazendo para ajudar no sustento de casa”, disse, explicando que tudo deve ser feito na hora com higiene e zelo.

3 por R$ 2,50

Além do saudosismo, Marciana aproveitou o gosto das pessoas pela iguaria, agarrou a oportunidade e tem conquistado muitos clientes. “Eu nunca tinha comido filhós, não sabia nem que existia. Comecei a comer depois que vi Marciana fazer e virei fã. É muito gostoso, sempre que tenho um dinheiro venho comprar aqui”, diz a dona de casa Taís Ferreira.

Além da vizinhança, os filhós de Marciana também são comercializados pelas redes sociais. “Depois que passei a postar nas redes sociais, ganhei muitos clientes”, afirma. A porção de filhós com três unidades é vendida a R$ 2,50. O telefone de contato para comprar a iguaria é 88.9.9205-5544.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *