Empresa mobiliza garis para zerar lixo nas ruas em dois dias

15/03/2025

Desde quinta-feira, 13, a empresa Ecolix, responsável pelos serviços de coleta do lixo da cidade e distritos, está mobilizando a equipe de garis e motoristas para recolher o lixo acumulado desde o início da semana. A meta, segundo a empresa responsável, é recolher todo o lixo em dois dias, fechando a coleta neste sábado, 15.

Com a paralisação dos serviços o lixo se acumulou nas ruas do Centro e bairros gerando reclamações dos moradores. Mau cheiro, lixo espalhado, proliferação de insetos e ajuntamento de urubus foram as imagens lamentáveis que circularam nas redes sociais nesta semana.

Os serviços de coleta foram retomados na quinta-feira, 13, quando os caminhões e garis deram atenção ao calendário da (terça, quinta e sábado), quando é recolhido o lixo da linha férrea para cima. A cidade foi dividida em duas grandes áreas, uma da linha férrea para o Centro, (segundas, quartas e sextas), a outra da ferrovia para cima (terça, quinta e sábados).

De acordo com Expedito Martins, representante da empresa Ecolix, a paralisação se deu por causa de pendências financeiras, mas que foram sanadas e as equipes voltaram a operar. De acordo com Expedito, foi organizada força-tarefa para zerar lixo acumulado até este sábado. Ele disse que foi preciso incluir os caminhões da poda para priorizar o recolhimento do lixo. Ainda conforme o representante da empresa, na próxima semana toda situação já estará normalizada, pois o maior volume de lixo acumulado já foi retirado das ruas.

Unilateral

A reportagem procurou também a Secretaria de Infraestrutura para se posicionar sobre o assunto. O secretário adjunto da pasta, João Saraiva Coelho Neto, informou que não havia pendências financeiras da atual gestão com a empresa Ecolix e que a paralisação foi “uma decisão unilateral da empresa’. Conforme João Saraiva, não havia embasamento legal para justificar uma paralisação, uma vez que a Lei 8.666/93, (substituída pela Lei 14.133), lei das licitações, esclarece que mesmo havendo atraso no repasse do município para a empresa, em até 90 dias não há sustentação para uma paralisação dos serviços.

Walderon Ricarte, titular da Secretaria de Infraestrutura, foi procurado pela reportagem e confirmou que não havia pendências financeiras do município com a empresa. De acordo com Walderon, o mês de janeiro já havia sido pago, assim também como o mês de fevereiro. Março está em andamento, não há atraso. O secretário afirmou que numa previsão otimista é provável que até a próxima semana toda situação já esteja normalizada.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *