O encontro aconteceu no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira e contou com a presença de artistas dos mais diversos segmentos. O evento organizado pela Secretaria da Cultura e do Turismo apresentou o plano da Retomada da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com o relançamento de dois Editais, um de apoio a ações culturais de linguagem diversas e outro de espaço e organizações culturais como também o lançamento do Edital Cultura Viva Iguatu.
Esse primeiro momento aconteceu para os profissionais da cultura que foram proponentes nos Editais lançados ano passado e as organizações sociais que são pontos de cultura e associações culturais com maior tempo de atuação.
A execução da PNAB é um marco importante para as políticas culturais de Iguatu, irá injetar um valor significativo na economia da cultura da cidade, valorizando profissionais e ofertando acesso à cultura para população iguatuenses. No Edital 001, de Apoio a Ações Culturais de Linguagens Diversas, serão investidos R$ 117 mil em artistas locais, com aprovação de 62 Projetos de Linguagens Diversas para profissionais da cultura pessoa física. Já o Edital 002, de Apoio aos Espaços e Organizações Culturais de Iguatu tem R$ 140 mil destinado para manutenção de espaços culturais, com a seleção de 14 projetos. O Edital 003, Edital de Cultura Viva Iguatu, de Apoio aos pontos de Cultura e Associações Culturais para desenvolvimento da política Cultura Viva com formações, apresentações para o público e profissionalização de jovens na área cultural, tem R$ 179 mil para Pontos de Cultura com a seleção de 5 instituições.
Honório Barbosa, secretário da Cultura e Turismo de Iguatu, destacou a importância da retomada da PNAB classificando como oportuna para a classe artística. “Muito oportuna a retomada da PNAB que é a Política Nacional Aldir Blanc, há mais de R$ 700 mil em caixa que vem do ano anterior, do ano passado e houve necessidade de correções de adaptações de editais à luz da legislação e temos que atender os inscritos. Então, uma empresa foi selecionada, ela vai contratar os pareceristas, que são técnicos que vão dar parecer para selecionar os projetos inscritos em diversas linguagens da arte, da cultura e tem todo cronograma que foi apresentado para os artistas. Qualquer dúvida, procurar a Secretaria de Cultura do município, páginas oficiais da prefeitura, da secretaria para poder a gente atender aos artistas inscritos, depois selecionados, liberar os recursos e poder então promover a política de cultura, de apoio, de incentivo aos artistas. É importante é que os artistas fiquem atentos as datas, os prazos. Era um recurso que havia uma cobrança, já devia ter sido liberado, mas devido a questões anteriores e problemas de editais houve correções e agora é importante que a gente agilize e corra, possa atender os artistas de Iguatu”, afirmou.
Oportunidade
Durante o encontro, o público teve a oportunidade de tirar dúvidas com os gestores presentes. “Esse encontro foi de grande valia para todo mundo. Era bom que tivessem mais artistas para escutar, para entender, para saber como funciona toda essa questão de editais. Isso aqui é uma coisa grandiosa, que vai valer para nós que somos artistas. Então, era importantíssimo que isso aqui tivesse lotado para todo mundo entender, saísse sabendo de tudo que tem que fazer para entrar e para se inscrever dentro de um edital. A gente já tem um costume de se inscrever nos editais do Governo do Estado. E Iguatu não é diferente. A gente sempre está participando, sempre está entrando a gente já tem uma ideia de como tudo flui, mas alguns artistas aqui da cidade ainda não, por isso que volto a dizer era bom que todos estivesse aqui para entender como funciona essa questão de editais para todos entenderem”, destacou Júnior Alves, do Instituto Santo Antônio de Arte e Cultura.
Thiago Souza, que é presidente da Associação Cultural 5º Elemento, também falou sobre a importância da retomada do PNAB para o desenvolvimento e apoio da classe artística em Iguatu. “Vejo como muita positiva, porque teve todo um atraso. Eu como presidente, diretor de grupo, fico esperançoso para que esse dinheiro de fato chegue aos artistas e também receoso também que essa retomada não viesse agora porque corria desse dinheiro voltar e as execuções de tantos projetos e artistas aí ficassem parados. Mas é válido demais para todo mundo, muitos artistas aí esperando esse recurso, muitos deles sonhando. Esses recursos vão ajudar no desenvolvimento das atividades e elevar a qualidade das programações culturais nas noites de Iguatu”, disse.
Os editais podem ser acompanhados pelo site Secretaria de Cultura e Turismo, pelo endereço https://mapacultural.secult.ce.gov.br/ e também pelo perfil no Instragram @secultiguatu.
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