Iguatu acolhe dom Geraldo Freire, quinto bispo da diocese

15/08/2022

“Hoje é um dia memorável na vida do povo de Deus desta querida Diocese de Iguatu, que recebe o quinto bispo, desde a sua criação canônica e também para minha vida, como consagrado d’Ele que me escolheu, me enviou para caminhar com vocês”.Foram essas as primeiras palavras de dom Geraldo Freire, durante a solenidade de acolhimento em sua chegada, quando assumiu e Diocese de Iguatu, na missão de ser o quinto bispo.

“Fui convocado pelo santo padre Francisco para esta sublime missão. Disse sim, estou aqui diante de todos vocês que fazem parte dos 19 municípios que compõem a diocese para reafirmar minha fé em Deus pai, no seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo”, ressaltou em outro trecho durante a homilia de posse, no sábado, 06, de agosto.

Data histórica

“No meu lema episcopal “O Pão nosso de cada dia” sempre em toda a minha vida como padre me chamou atenção o texto quando Jesus vê a multidão que vem ao encontro d’Ele. Uma multidão de doentes, aflitos, pessoas excluídas, sofridas. E o texto diz que Jesus se encheu de compaixão. A primeira atitude que Deus faz é ensiná-las. Depois de ensinar, percebem que elas não têm o que comer. Precisam ser saciadas, estão como ovelhas sem pastor. Doentes e sem quem possa cuidar delas. Por isso surge esse meu lema que escolhi para ordenação sacerdotal e repeti também no lema episcopal. Esse tema contempla o meu sentimento, o meu cuidado, a minha preocupação com o verdadeiro alimento do rebanho”, complementou, mostrando seu agradecimento pela boa e grande receptividade como agora pastor de uma grande Diocese, compreendendo 19 municípios.

A posse

A posse de dom Geraldo Freire, C.Ss.R, da congregação Redentorista, aconteceu ao lado da Catedral de São José, durante a Festa da Transfiguração do Senhor. A cerimônia inicialmente foi presidida por dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo Metropolitano de Fortaleza, após a leitura das Letras Apostólicas validando a tomada de Posse do Novo Bispo. Entre os ritos de posse, o arcebispo Metropolitano entregou o Báculo, símbolo do Pastoreio, ao bispo eleito e o convidou a sentar-se na Cátedra, tornando-se, de fato e de direito, o quinto Bispo da Diocese de Iguatu, passando também a ele a presidência da Celebração Eucarística.

De acordo com a organização do evento, mais de 10 mil pessoas participaram desse momento histórico para a diocese. Durante a cerimônia que contou também com a dom José Luís Gomes de Vasconcelos, representando os Bispos do Regional Nordeste I; o padre Luiz Vieira Gomes, superior da Vice Província de Recife, o padre Márcio Basílio Soares, representando o Clero da Diocese de Iguatu; a irmã Maria de Fátima Xavier Barreto, representando os religiosos e religiosas da Diocese de Iguatu; Eurenir Sobreira, representando o laicato da diocese; além de convidados e políticos. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, entregou uma comenda e a chave da cidade. Ainda durante a celebração, padre João Batista Moreira, que ficou à frente da diocese durante o tempo de vacância, no cargo de administrador diocesano, fez os agradecimentos finais a todos.

Primeira missa

Foi na terça-feira, 9, às 17h, a primeira missa presidida por dom Geraldo Freire, na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. Por 44 anos, a igreja primeira do município foi a Catedral Diocesana. A missa contou com grande participação e representações de setores, movimentos, pastorais, comunidades e serviços participaram dessa recepção ao novo bispo.

MAIS Notícias
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu

Iguatu encerra o mês de abril de 2025 com um cenário climático diferente do que vinha sendo nos últimos meses. As chuvas ficaram 21,8% abaixo da média histórica, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme. O volume acumulado foi de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *