Iguatu presente na 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

09/03/2024

Iguatu esteve presente na 4° Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu em Brasília, de 04 a 08, deste mês. Importante evento que reuniu representantes de todo o país para discutir e debater as políticas culturais do Brasil. Neste ano, a conferência celebrou 10 anos do Sistema Nacional de Cultura, que foi criado para fortalecer e promover a cultura em todas as suas formas e manifestações. A produtora cultural Carlê Rodrigues, delegada escolhida na Conferência Estadual de Cultura, esteve presente representando o poder público. “Chegar até a conferência Nacional é o resultado de muito trabalho e participação nas discussões sobre as políticas culturais a nível municipal e estadual ao longo desses 10 anos, em colaboração com os/as trabalhadores (as/es) da cultura de Iguatu e instâncias municipais como a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural. Participei como delegada eleita na 4° Conferência Estadual de Cultura representando a região Centro Sul.” , disse.

O Estado do Ceará contou com uma delegação de 64 representantes da cultura, dos diversos setores das artes, onde tiveram a oportunidade de apresentar e defender as demandas para a construção de uma cultura mais inclusiva, diversa e democrática. “É muito importante está fazendo parte desse momento, uma conferência que há mais de 10 anos não acontecia. É o pontapé inicial para retomada do Sistema Nacional de Cultura. Nós participamos desse evento, contribuindo, trazendo as propostas da nossa região, no qual essas propostas foram apresentadas e votadas, foram trabalhadas nos eixos de trabalho aqui. Essas propostas irão futuramente compor o Sistema Nacional de Cultura. Que a PL (Projeto de Lei), o Marco que é a prova aí o Sistema Nacional de Cultura foi aprovado no senado justamente essa semana, durante a conferência” destacou a produtora cultural Carlê Rodrigues.

Aproveitando esse contexto, a Conferência Nacional de Cultura é o momento de avaliar e propor diretrizes para a continuidade e aprimoramento do Sistema Nacional de Cultura, garantindo que as políticas públicas estejam alinhadas com as demandas e necessidades da sociedade. “Para a gente é uma alegria, ter participado deste evento e contribuir com os trabalhos que vão fortalecer o Sistema Nacional de Cultura. Onde a conferência é um espaço para celebrar os avanços conquistados, mas também para identificar os desafios que ainda precisam ser superados.”pontua.

O evento foi aberto oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. “Nós defendemos a cultura em todas as suas vertentes, livre, do jeito que ela tem que ser, para que as pessoas possam ver, assistir, pensar, raciocinar e meditar sobre o que conseguiram ver. Esse é o país da liberdade, do direito de ir e vir, de um povo sem medo, de um povo capaz de levantar a cabeça e falar: ninguém mais vai acabar com o Ministério da Cultura”, disse o presidente durante sua fala na abertura do evento.

MAIS Notícias
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu

Iguatu encerra o mês de abril de 2025 com um cenário climático diferente do que vinha sendo nos últimos meses. As chuvas ficaram 21,8% abaixo da média histórica, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme. O volume acumulado foi de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *