Entre os dias 5 a 7 de junho, (de quinta-feira a sábado), Iguatu vai receber mais de 120 atletas que irão participar da a IX Olimpíadas Especiais das APAEs, etapa Centro-Sul. O objetivo é promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência intelectual e múltipla através do esporte, nas mais diferentes modalidades.
É grande a empolgação e a expectativa por parte da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Iguatu, que receberá atletas das cidades de Orós, Várzea Alegre e Deputado Irapuan Pinheiro. As disputas serão nas modalidades de futsal masculino, atletismo masculino e feminino, natação feminino e masculino e tênis de mesa também masculino e feminino.
Os treinos dos atletas em Iguatu estão acontecendo na piscina do Clube Recreativo Iguatuense – CRI e também na sede da APAE. “Estamos com grande expectativa, nos preparativos para receber essas outras APAEs nessa etapa regional. Além de preparar nossos atletas, temos que nos preparar com a organização, arbitragem, toda logística que envolve olimpíadas. A gente sabe das dificuldades, dos desafios, ao mesmo tempo estamos preparados, sabendo que as APAEs vêm para nos ajudar a fazer um grande evento voltado para o público das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, disse Cleonilton Mulato, coordenador de educação física, desporto e lazer das APAEs do Estado do Ceará.
Os treinos seguem em ritmo dentro das limitações de cada atleta. “Tem a disputa que é a disputa sadia entre si, mas a gente sabe da responsabilidade social que tem o evento. Promover qualidade de vida através da prática esportiva, da atividade física é essencial para a saúde das pessoas com deficiência e combinado com o prazer deles estarem participando de um grande evento”, pontuou Mulato.
Os treinos são diários de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. Os treinos de natação acontecem no CRI, com a prática do esporte, além da parte regenerativa, que é voltada para os atletas do atletismo e futsal. “Cuidar do atleta. Por mais que a gente trabalhe a parte amadora, eu quero sempre chegar o mais perto possível de uma parte profissional, instigar mesmo dos alunos que eles têm potencialidade, tem dificuldades como qualquer ser humano tem, mas também tem as potencialidades que tem que ser trabalhada”, destacou o coordenador.
Integração
Além da disputa e prática esportiva busca a integração entre os participantes. “A gente treina buscando a excelência, mas tem o lado da integração, da socialização, tem saúde e qualidade de vida através da prática esportiva. Muitos de nossos atletas já estiveram em Olimpíadas Nacionais, em Goiânia, em Araraquara, São Paulo, em Minas Gerais, Maringá no Paraná, Campo Grande, Canoas, no Rio Grande do Sul, a última em 2023, estivemos em Aracaju com a participação de alguns atletas.”
Os primeiros colocados irão para a próxima etapa estadual que será em Fortaleza e consequentemente os melhores nas competições através das pontuações irão para a Olimpíadas Nacional.
Diante de todo esforço e dedicação os atletas da APAE são convidados para muitos eventos esportivos. “Eles tomaram gosto e através da corrida a gente sempre é convidado para alguns eventos. A gente agradece essas parcerias e faz com que eles mantenham o calendário esportivo, porque o atleta precisa de competição, treino e competição. Se não tem competição, o atleta fica desestimulado. Eu sempre procuro estimular para estarem participando desses eventos”, finalizou Mulato.
0 comentários