Instituto Iguatu e Bombeiros levam atividades físicas para moradores do Fomento

22/03/2025

 

No bairro Fomento, o feriado da quarta-feira, 19, foi marcado por uma manhã de atividades físicas, homens e mulheres integrados no projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade do Corpo de Bombeiros, que chegou à comunidade por meio de parceria com o Instituto Iguatu. Iniciado em 2003, desde 2019, virou política de estado, após uma lei sancionada pelo então governador Camilo Santana.

O Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade tem como objetivo executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. As atividades são ministradas sempre por dois instrutores Bombeiros. “É um projeto social, mais um desenvolvido pelos Bombeiros em todo o Estado, iniciado em 2003. Aqui em Iguatu já é realizado em alguns bairros, em Quixelô e agora com essa parceria entre o Instituto Iguatu. É um projeto com foco nas pessoas mais adultas, mais idosas, um projeto de sociabilidade tirando o idoso de casa para poder interagir com os vizinhos. É um projeto que traz atividade física, um pouco de ritmo, atividades de dança, criativas, com bolas, bastões, garrafinhas pet”, destacou o sargento Adalto Portela, Bombeiro Militar.

A intenção do Instituto Iguatu é envolver moradores no sentido de sair do sedentarismo e praticar atividade física. “Iniciamos na quarta-feira, 19, nossa primeira aula nessa parceria que deu certo entre o Instituto Iguatu e o Corpo de Bombeiros, através do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade. Nossa comunidade está tendo a honra e o prazer de receber o Corpo de Bombeiros com essas atividades físicas para nossos moradores tendo como foco os idosos, mas na verdade é para todo mundo. A gente deixa desde já o convite para quem quiser participar das aulas que acontecem aqui na sede do Instituto a partir das 6h da manhã às quartas e sextas. Só temos a agradecer pelas parcerias e vem muito mais por aí”, afirmou Flávio Chagas, presidente do Instituto Iguatu.

Louvável

A primeira aula contou com uma boa participação de moradores, empolgados com a chegada do projeto na comunidade. “É muito importante porque a gente nunca tinha esse movimento no nosso bairro. A gente via lá fora e ficava invejoso, mas o Instituto através da diretoria procurou trazer pra gente essas atividades e vai conseguir mais coisas. A gente acaba interagindo, há uma maior integração entre a gente. Muito louvável esse projeto”, pontuou o carteiro aposentado José Candido Sobrinho, Seu Inácio, como é conhecido.

A dona de casa Clea Pereira, que pela primeira vez fez atividade em grupo, também aproveitou cada minuto para praticar os exercícios. “Espero que continue, que venham mais pessoas. E com os Bombeiros melhor ainda. Acordo cedinho e fazer atividade física é melhor ainda. Eu nunca tinha feito atividade física, me sentindo até mais disposta. Muito bom mesmo”, disse.

As pessoas interessadas podem participar das aulas que acontecem às quartas e às sextas-feiras a partir das 6h, na sede do Instituto Iguatu. Siga a programação através do perfil no Instagram @institutoiguatu.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *