Opinião

18/02/2023

Início de Carnaval, aumenta a expectativa de grande movimentação em Iguatu e região no fim de semana. Apesar do pouco investimento no Carnaval, proporciona alegria, diversão, renascimento da cultura da nossa relação com a cidade, com as festas populares e o encontro com os amigos. Neste contexto, teremos fiscalização nas estradas para que você possa trafegar com segurança. Também teremos o reforço na segurança pública no período. Cerca de 5 mil homens atuarão em 124 cidades cearenses. Praias são destinos mais procurados para os festejos. E agora, é observar cada detalhe, cada momento para que possamos curtir o tríduo momino. Bom Carnaval para todos com segurança, respeito e responsabilidade.

Bolsa pesquisa

Governo divulga reajuste em bolsas de pesquisas. Bolsas não eram reajustadas desde 2013.Com os novos Valores subirão 40% para mestrado e doutorado, 25% para pós-doutorado e serão triplicados na iniciação científica.

Efeito da pandemia

IBGE revela que o Brasil tem recorde de mortes em 2021 e menor nº de nascimentos. A pandemia foi a grande responsável pelos números recordes, afirma a pesquisadora. Trabalho remoto para magistrados TJCE regulamenta regime de trabalho remoto para magistrados. O Órgão Especial do TJCE definiu as regras para que juízes e desembargadores realizem atividades à distância; medida segue parâmetros definidos pelo CNJ. Sisu 2023: inscrição começou nesta quinta-feira. Prazo do processo seletivo para universidades públicas vai até o dia 24 de fevereiro. O candidato precisa ter feito o Enem 2022 e não ter zerado na redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro.

Polêmica

Apesar da polêmica durante a semana, a população aguarda por uma definição no comando do Hospital Regional de Iguatu. Indefinição e mudança na política local, tem impactado também na instituição. Coronel Vilson deve assumir a pasta da Segurança municipal. Por sua vez, fica a preocupação com o cumprimento das escalas de trabalho dos servidores para garantir ao cidadão a prestação do serviço público de saúde eficiente também no período de carnaval com uma assistência à saúde pública efetiva e de qualidade.

Proteção animal

Na Câmara Municipal, o vereador Rubenildo Cadeira expôs a defesa dos animais e solicitou ao prefeito Ronald Bezerra maior atenção nas ações conduzidas pelo órgão responsável pela Defesa da causa animal em nosso município. A secretaria foi criada para promover melhores políticas públicas a serem desenvolvidas, porém têm deixado a desejar nas suas ações.

Coleta do lixo

Gerando transtorno na cidade o acúmulo de lixo e atraso na coleta. Neste mês de fevereiro, fora da agenda, tem impactado na vida dos moradores do bairro Veneza e adjacências. Comenta-se que alguns carros estão quebrados, reduzindo o número de veículos para o atendimento nos bairros. Com o momento político no município, um analista sugere ampliar a discussão, e buscar a solução para este importante setor.

Posse Canônica

Dom Geraldo Freire Soares, bispo diocesano, esteve presente na posse dos dirigentes nas paróquias esta semana. Agora, a Diocese de Iguatu prepara-se para a Campanha da Fraternidade 2023, que apresenta como tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16). A publicação propõe despertar o espírito de caridade e de compromisso que deve estar presente em todos que querem ser discípulos de Jesus. O tema e o lema incentivam as comunidades a assumirem suas responsabilidades, a exemplo do Mestre Jesus, ante a situação da fome que persiste no Brasil.

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Fraude no INSS Com descontos irregulares, o esquema teve valores descontados, causando prejuízo a aposentados. Para analista, a relação entre Lula e Lupi está desgastada após o ministro evitar demitir o presidente do INSS, Alessandro aposentados. Para, em entrevista....

Opinião
Opinião

  Dados do Censo Um fato preocupante para os brasileiros que 16% vivem em ruas sem calçadas e outras ocupadas. Um terço vive em trechos de ruas sem nenhuma árvore. Mais da metade das cidades não tem ciclovias. Houve melhora na comparação com 2010, a fatia dos que...

Opinião
Opinião

Pena para furtos de cabos Senado aprova projeto de lei que amplia pena para furtos de cabos. O texto estabelece multa e detenção de dois a oito anos, além de aplicar a mesma punição para o furto de bens que comprometam o funcionamento de órgãos públicos essenciais. Se...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *