Opinião

09/01/2021

Saúde 2021

O que Bolsonaro fez pela vacina e o que poderia ter sido feito diferente. Especialistas apontam demora no calendário, falta de parcerias e postura do presidente. A principal aposta do governo federal foi firmada em junho, cerca de 4 meses depois de a pandemia estourar no Brasil. O presidente disse que não tomaria a vacina, quando deveria ter incentivado as pesquisas em desenvolvimento e a confiança da população na ciência. Em pronunciamento nesta quarta-feira (6), o ministro Eduardo Pazuello disse que o Brasil tem “354 milhões de doses de vacinas asseguradas, para 2021, sendo 254 milhões de doses pela Fiocruz em parceria com a AstraZeneca, além de 100 milhões de doses pelo Butantan”. Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina do Butantan; análise pode levar até 10 dias.

Fatos & Blogs

Economia

Indústria cresce 1,2% em novembro, mas segue no vermelho. No acumulado do ano, setor acumula tombo de 5,5%. A produção de veículos registra tombo de 31,5% na parcial do ano. Segundo divulgou nesta sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio ligeiramente abaixo das expectativas. Pesquisa da Reuters com economistas projetava alta de 1,3% na variação mensal e de 3,5% na base anual.

Seu bolso

Como fica o aluguel com a alta do IGP-M? A negociação durante a pandemia, em que muitos inquilinos conseguiram descontos no preço. E a inflação dos mais pobres, acumula alta de 6,3% em 2020. Os preços de alimentação foram os que mais subiram: 15,37%.

Inadimplência

Com 14 milhões de famílias na miséria, Brasil retoma patamar de 2014. Apesar da alta no endividamento, a inadimplência caiu em dezembro, apesar de os consumidores estarem mais endividados, revelou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro, o total de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu de 25,7% em novembro para 25,2% em dezembro. Para minimizar. 22 mil novas famílias são incluídas no Programa Mais Infância do Governo do Ceará.

Perspectivas
Centec oferece 840 vagas em cursos online gratuitos; Alunos que participarem da formação terão direito a certificado depois da conclusão do projeto.

Concurso da PRF

Edital será publicado em 19 de janeiro. O cronograma do certame foi divulgado pelo diretor-geral da instituição em transmissão nas redes sociais. Tribunal de Contas do Estado abre seleção de estágio com 82 vagas. O valor da bolsa para os aprovados é de R$949,73 mais auxílio-transporte.

Qualidade da água

Mais de 600 mil cearenses não têm acesso à água tratada, segundo o Relatório estadual de monitoramento da qualidade de água revela parte da população desassistida de sistemas de tratamento. A Secretaria da Saúde do Ceará alerta para os riscos à prevenção de doenças de veiculação hídrica. Problemas com a qualidade da água não são incomuns no Ceará, e põem em risco a saúde de mais de 600 mil pessoas, que a recebem nas torneiras sem nenhuma desinfecção.

Reforma administrativa

Na crise, gestores anunciam administrações. Seguindo esta linha, o prefeito Ednaldo Lavor (PSD), e reeleito por mais quatro anos, também está voltado para a reforma administrativa no município. Com o objetivo   de atender às necessidades presentes e futuras da população, as discussões estão em andamento e onde teremos a fusão de novos órgãos. Neste contexto, Educação e Cultura já recebem algumas críticas.

Profetas das chuvas

O encontro dos Profetas da Chuva está agendado para ser realizado na segunda semana de janeiro de 2021. Nele agricultores e agricultoras podem relatar suas experiências de observar plantas e pequenos animais e o que seus sinais dizem sobre a vinda das chuvas para a sua região. Este será o primeiro encontro nos tempos de pandemia.

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Fraude no INSS Com descontos irregulares, o esquema teve valores descontados, causando prejuízo a aposentados. Para analista, a relação entre Lula e Lupi está desgastada após o ministro evitar demitir o presidente do INSS, Alessandro aposentados. Para, em entrevista....

Opinião
Opinião

  Dados do Censo Um fato preocupante para os brasileiros que 16% vivem em ruas sem calçadas e outras ocupadas. Um terço vive em trechos de ruas sem nenhuma árvore. Mais da metade das cidades não tem ciclovias. Houve melhora na comparação com 2010, a fatia dos que...

Opinião
Opinião

Pena para furtos de cabos Senado aprova projeto de lei que amplia pena para furtos de cabos. O texto estabelece multa e detenção de dois a oito anos, além de aplicar a mesma punição para o furto de bens que comprometam o funcionamento de órgãos públicos essenciais. Se...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *