Os efeitos da normalização da automedicação no Brasil

22/10/2022

Por Henrique Carvalho (Estudante)

A automedicação é uma ação executada pelo indivíduo que consiste em ingerir medicamentos por conta própria. Dessa maneira, a prática da automedicação pode gerar problemas para aqueles que utilizam medicamentos sem receituário médico. Portanto, esses fatores podem ocasionar a dependência, como também o atraso de diagnósticos.

Nesse contexto, o consumo de medicamentos sem prescrição médica pode causar dependência, tornado o cidadão consumista de tal droga. Desse modo, automedicar-se pode inferir no ser humano o aparecimento de problemas colaterais, dificultando o trabalho médico durante o diagnóstico. Logo, é necessário procurar ajuda de profissionais especializados para tratar doenças presentes no ser humano.

Ademais, o uso de medicamentos sem receituário médico pode atrasar o diagnóstico das enfermidades no paciente, possibilitando que ele seja prejudicado e o seu estado de saúde agrave-se mais. O acompanhamento médico faz-se necessário, ajudando a melhorar a saúde de todos.

Destarte, o Ministério da Saúde deve, com o suporte do Ministério da Educação, inserir a discussão acerca da automedicação entre jovens e adultos, por meio de cartilhas e palestras, nas escolas e unidades básicas de saúde, como também usar os meios de comunicação para alertar os indivíduos sobre a prática da automedicação e os prejuízos causados. Assim, a população ficará consciente sobre o uso indiscriminado de automedicar-se.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

 

MAIS Notícias
Taxa SELIC dispara e sinal vermelho em financiamento ‘acende’
Taxa SELIC dispara e sinal vermelho em financiamento ‘acende’

Essa semana o comitê de política monetária (COPOM) elevou mais uma vez a taxa Selic chegando a 14,75%, sendo desta forma a mais alta desde 2026. A grande pergunta do momento é: vale a pena financiar imóvel nesse momento? É importante antes deixar claro que o aumento...

O Casaco, a Tesoura e o Gênio!
O Casaco, a Tesoura e o Gênio!

Na história da música popular brasileira, há encontros que moldam a estética de uma geração — e há desencontros que a marcam com a mesma força. O episódio da briga entre Fagner e Belchior, por mais pitoresco que possa parecer à primeira vista, carrega, nas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *