Prisão de acusados na Operação Tempestade é relacionada a ‘fake news’ eleitoral

21/09/2024

Na manhã da quarta-feira, 18, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) lançou a segunda fase da “Operação Tempestade” destinada a combater crimes de organização criminosa e tráfico de drogas em Iguatu. Durante a operação, três pessoas foram presas e um mandado foi cumprido contra um indivíduo já detido em uma unidade prisional.

Entre os detidos está a advogada Márcia Teixeira. A prisão dela gerou repercussão nas redes sociais, onde circulou um texto associando sua detenção a uma suposta colaboração com facções criminosas para a captação de votos em favor da candidatura de Roberto Filho (PSDB) à prefeitura de Iguatu. No entanto, essa informação foi rapidamente desmentida pela Justiça Eleitoral local.

A reportagem não conseguiu contatar a defesa da advogada, e a Subseção da OAB local também não se manifestou sobre o caso.

Em resposta à disseminação da notícia falsa, o promotor eleitoral Leydomar Nunes convocou a imprensa para esclarecer a situação: “Não há nenhum elemento de prova que vincule o candidato a facções criminosas ou que indique o envolvimento dessas facções em sua campanha.”

O promotor afirmou ainda que vai acionar a Polícia Federal (PF) para descobrir a origem da falsa informação. A justiça local notificou seis pessoas que compartilharam a informação.

Operação Tempestade

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária contra a advogada, de 49 anos, e três homens, cujas idades variam de 38 a 42 anos. Um dos suspeitos, de 38 anos, já se encontrava preso. Todos os detidos são suspeitos de integrar um grupo criminoso na região e possuem antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, tentativas de homicídio, estelionato e receptação.

Os suspeitos foram levados para a Delegacia Regional de Iguatu, onde os mandados foram executados e estão à disposição da Justiça.

Primeira Fase da Operação

A primeira fase da “Operação Tempestade” ocorreu entre 23 e 26 de agosto, resultando em oito mandados de prisão temporária e busca e apreensão. Um dos alvos, um homem de 38 anos, foi capturado na capital e é apontado como chefe de um grupo criminoso em Iguatu.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *