‘PRODETER Turismo e Cultura’ apresenta resultados e propostas em Iguatu

11/10/2024

Na quinta-feira, 10, o Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) Turismo e Cultura do Banco do Nordeste (BNB) promoveu a apresentação de resultados e propostas em reunião no Campus Humberto Teixeira, em Iguatu. O evento destacou o trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos, focando no desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas na região Centro-Sul do Ceará.

“O Centro Cultural do Banco do Nordeste (BNB) tem sido um grande aliado, apoiando eventos culturais como a Feira de Artesanatos, o Pôr do Sol de Orós e atividades fomentadas no Teatro Ribeiras dos Icós, além de planejar ações futuras que visem a valorização da cultura regional”, disse Antônio Carlos agente de desenvolvimento do BNB.

O evento contou com a apresentação dos resultados das ações desenvolvidas em 2023 e as perspectivas para 2024. “Aqui consolidamos o compromisso do PRODETER com um desenvolvimento que respeite e valorize as especificidades culturais e econômicas da região. O Comitê reafirma sua importância para o crescimento sustentável da região Centro-Sul, unindo esforços para transformar Iguatu em um polo de cultura e turismo”, acrescentou Antônio.

Um dos pontos altos do encontro foi a abertura do Edital FUNDECI, que incentiva inovações tecnológicas e está com inscrições abertas até o dia 25 deste mês. O edital promete fomentar propostas que contribuam para o desenvolvimento da região.

A empresa júnior iguatuense de consultoria EJICEC, vinculada ao curso de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA), também apresentou uma proposta inovadora: um sistema de aplicativo destinado a impulsionar a divulgação do turismo na região, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa iniciativa visa engajar empresas socialmente sustentáveis e potencializar o turismo local.

Saiba mais

O PRODETER atua em parceria com instituições como SEBRAE, SENAC e SESI, com o objetivo de fortalecer setores do turismo e da cultura, envolvendo não apenas empresas de rede hoteleira e restaurantes, mas também associações e indivíduos, incluindo produtores rurais e artesãos. Durante o período como agente financeiro, o programa tem buscado promover consultorias e apoio financeiro para impulsionar as atividades dos agentes econômicos locais.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *