Profetas da chuva anunciam bom inverno no Ceará

As experiências empíricas a partir dos sinais da natureza coincidem com estudos dos institutos de meteorologia e indicam chuvas acima da média entre janeiro e maio deste ano

08/01/2022

Honório Barbosa

 

O mês de janeiro, que antecede a quadra chuvosa, chegou e é tempo de olhar para o céu e outros sinais da natureza à espera de boas chuvas para encher açudes e assegurar boa safra de grãos, no sertão cearense.

Os ‘profetas da chuva’ anunciam as experiências herdadas de antepassados se neste ano o Ceará terá seca ou inverno. A julgar pelas observações empíricas do sertanejo e os estudos dos institutos de meteorologia, a quadra chuvosa (fevereiro a maio) que se aproxima será de precipitações acima da média em todas as macrorregiões.

A tradição mais uma vez foi mantida no sítio Aroeiras, zona rural de Orós. Em uma roda de conversa sob a sombra de um Juazeiro, planta característica do sertão, um grupo de guardadores de experiências de chuvas apresentou suas experiências na manhã desta quinta-feira (6).

As previsões foram consensuais e apontaram para muitas chuvas. Os ‘profetas’ estão animados. “O nosso inverno já começou e está muito bom e as chuvas ainda serão mais fortes”, disse o produtor rural Ésio Barros. “As seis pedras de sal, colocadas sobre o telhado da casa na véspera do dia de Santa Luzia (13 de dezembro), ficaram todas bem molhadas e isso indica que teremos chuvas até junho”.

Para o poeta popular e profeta José Santana, “as experiências foram todas favoráveis e todos vamos ver que os açudes vão encher, que teremos chuva em demasia”.

Outro observador da natureza, o agricultor Francisco Vitor comentou sobre chuva no dia de Natal, posicionamento da estrela D’Alva, sementes de cumaru em abundância. “Tudo indica fortes chuvas neste ano”, pontuou.

Amilton Alcântara começou a seguir as observações feitas pelo pai durante décadas e se relacionam com o vento Aracati. “Foi muito favorável, mas chuvas fortes serão em abril para encher rios e açudes”, afirmou.

Cada agricultor traz sua experiência e compartilha com outros produtores rurais e convidados. O evento é promovido pelo músico Zé Vicente, parceiro do padre Zezinho, em uma área preservada, que mantém a memória de sua família. “Valorizar a cultura popular do sertanejo e preservar essa tradição em nosso meio é esse o nosso objetivo”, explicou. “Neste ano, tudo já está verde no sertão e esperamos boas chuvas e ótima safra para colheita de milho, feijão e arroz no campo e fartura na mesa do agricultor”.

Quixadá

Nesse sábado, 8, será realizado na cidade de Quixadá, no Sertão Central, o Encontro dos Profetas de Chuva. O evento que neste ano chega à sua 26ª edição será promovido de forma híbrida – limitado a 250 pessoas presentes – e por meio de redes sociais, a partir das 9h, no auditório da Faculdade Cisne.

Funceme

Na segunda quinzena deste mês, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos apresenta o primeiro prognóstico de chuva para o trimestre fevereiro a abril.

Os modelos de previsão climática para o Ceará no trimestre janeiro, fevereiro e março de 2022 realizados pelos institutos Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ((CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) são coincidentes e apontam para um prognóstico favorável com chuvas acima da categoria normal.

Os dados foram apresentados em Reunião de Análise e Previsão Climática, realizada na cidade de Cachoeira Paulista (SP) no último dia 17 de dezembro de 2021.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *