Resultado do ENADE coloca IES de Iguatu com notas acima da média nacional

04/11/2023

O Ministério da Educação – MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgaram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2022, que revelaram bom desempenho de três instituições acadêmicas em Iguatu. As notas alcançadas pelas universidades locais superaram a média nacional.

O Enade, que avalia o desempenho dos estudantes de cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação, atribui uma nota máxima 5.

Em Iguatu, entres as instituições acadêmicas que tiveram desempenho comemorado, o curso de Direito da Universidade Regional do Cariri – URCA recebeu uma nota 4. No estado do Ceará, a unidade ficou atrás apenas da UFC e da Unichristus, as duas únicas notas 5 do estado. Todas as notas superaram a média nacional e consolidam a cidade como um importante polo educacional, e uma formação de qualidade que atenda aos mais altos padrões nacionais e capacidade de preparar seus alunos para contribuir para o crescimento e desenvolvimento da região.

“Na Região Centro-Sul, essa nossa nota 4 nos coloca como o curso melhor avaliado de toda a região. E nacionalmente é um resultado muito importante. Nós ficamos à frente de universidades muito tradicionais. A PUC-Minas não tem uma nota maior que a nossa, nos cursos de Direito. Nós ficamos com uma nota maior do que a Mackenzie, de São Paulo, por exemplo. No Ceará, nós ficamos com uma nota maior do que a Unifor. Então isso nos anima muito. Nós temos hoje um colegiado formado majoritariamente por professores que são temporários e a nossa expectativa é que com a curricularização dos programas de extensão da universidade, com a chegada de novos professores, agora com o nosso novo plano pedagógico do curso aprovado, o plano de desenvolvimento institucional da universidade que contempla também os cursos da Urca em Iguatu, a nossa expectativa é que no próximo Enade a nossa nota suba ainda mais”, disse Fernando Castelo Branco, coordenador do curso de Direito da URCA.

Rede privada

Já a UniFIC, que também oferece um curso de Direito, alcançou nota 3. “Uma conquista que supera a média nacional. Esta vitória é, sem dúvida, um reflexo do esforço incansável e dedicação dos nossos talentosos alunos. Parabenizamos e aplaudimos o curso de Direito da UniFIC por este feito notável e estendemos nossas felicitações calorosas a todos os professores que desempenharam um papel fundamental nesse sucesso. Esta conquista é uma prova do compromisso e excelência que permeiam nossa instituição”, afirmou Helmo Menezes, coordenador do curso na unidade.

O curso de Administração da Faculdade São Francisco do Ceará – FASC recebeu nota 3, consolidando a qualidade do ensino na região. “Os resultados ganham relevância à proporção que podem auxiliar a gestão acadêmica a refletir a respeito da qualidade da educação que oferta, bem como servir de indicativo sobre quantos cursos ficaram com o desempenho médio acima, igual ou abaixo da área, no país. Agradeço fortemente aos alunos que realizaram o exame ano passado, pois além de ajudar de modo definitivo o reconhecimento do curso, souberam fazê-lo com qualidade, altivez e competência”, disse Valter de Souza”, disse Valter de Souza, coordenador do curso.

MAIS Notícias
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor
Seguindo TCE, Câmara aprova por unanimidade contas de Ednaldo Lavor

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 8, a Câmara Municipal de Iguatu aprovou, por unanimidade, os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) relativos às contas do ex-prefeito Ednaldo Lavor, referentes aos exercícios financeiros de 2018 e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *