A sinalização vertical e horizontal no trânsito na Rua Major Pedro Alcântara, que termina na 7 de setembro, no bairro de mesmo nome, parece confusa e faz elevar os riscos de acidentes. O condutor que se desloca por aquela rua em direção à praça da 7 de setembro ao chegar à frente da praça tem que seguir pelo esquerdo até a confluência da Rua Luzia Moreira (que passa em frente ao Rui Barbosa). Do lado direito foi colocada uma placa de sinalização vertical indicando que trafegar por aquela via é proibido. A rua que passa do lado da praça é a 7 de setembro e também desce do Cocobó. À direita dela tem outra rua, a João Monteiro, que interliga a Praça da 7 de setembro à Dr. José Holanda Montenegro, cruzando o bairro Santo Antônio.
Voltando para o problema da sinalização no entorno da praça, o tema tem sido alvo de divergência de opiniões, no entanto a maioria é de acordo com o que a imprensa vem publicando de uma sinalização que confunde o usuário, ao invés de orientar.
Os moradores da área da praça afirmam que vários acidentes já aconteceram. Se considerar o sentido do trânsito, bairro Cocobó/Centro, seria coerente que o condutor ao se deslocar pela Major Pedro Alcântara contornasse a praça pela direita, já que pelo lado esquerdo existe fluxo de veículos na direção contrária de quem desce do bairro Cocobó.
Secretaria de Trânsito e Segurança
A reportagem procurou a Secretaria de Trânsito e Segurança para se posicionar sobre o tema. O titular da pasta, Rodrigo Rodrigues, frisou que esteve no local para verificar as reclamações dos usuários. Conforme o secretário, de modo preventivo é preciso fazer alterações para evitar incidentes. Segundo ele, uma medida criteriosa de como a sinalização atende o fluxo de veículos e pedestres. Rodrigo Rodrigues informou que encaminhou a demanda para a Secretaria de Infraestrutura solicitando um parecer dos engenheiros para melhor funcionamento. O secretário afirmou também que tudo terá que ser feito considerando em primeiro lugar a segurança dos usuários.
0 comentários