Unidade do Sesc passa a realizar testagem de Covid -19

29/01/2022

Com a alta dos casos de Covid-19, a procura por testes vem aumentando. Desde o início da semana, Iguatu foi uma das cidades do interior cearense a ganhar um Centro de Testagem de Covid, entre as 25 unidades abertas pelo Governo do Estado em parceria com o Sistema Fecomércio. Em média são realizados 36 testes por dia, durante toda a semana, através de agendamento pela plataforma saúde digital.

A agente comunitária de saúde, Eudézia Serafim, procurou a unidade, depois que fez o agendamento. “Depois que soube que aqui estava fazendo o exame, eu fiz o agendamento porque estava sentindo alguns sintomas semelhantes da Covid-19. Mas, graças a Deus, deu negativo. Essa mudança de tempo mexe muito com a saúde da gente, mas o certo é fazer o teste”, disse.

Iguatu começou o ano com aumento significativo no número de casos de covid-19, quadro que impulsionou muitas pessoas a procurar por testes como este, para detectar a infecção pelo novo coronavírus. A professora Hélia Martins também conseguiu uma das vagas no início da semana. Ela testou positivo para Covid. “Foi bem difícil fazer esse teste aqui em Iguatu. Ainda bem que abriram essa unidade no Sesc. Eu não senti nada. Estou vacinada, mas testei positivo. Tive que me resguardar até mesmo para evitar de transmitir o vírus para outra pessoa”.

Protocolo

No Centro de Testagem do Sesc, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 14h, para quem fez o agendamento. O teste feito é o SWAB, (através da secreção das narinas) e segue os padrões de segurança sanitária. “Estamos seguindo todos os protocolos sanitários exigidos justamente para evitar qualquer tipo de contaminação tanto para a equipe, quanto para as pessoas. É tanto que todos estão paramentados, é obrigatório o uso de máscara, é seguido o distanciamento necessário e álcool em gel à disposição”, explicou Raimundo Neto, gerente operacional do Sesc Iguatu.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde de Iguatu, no dia 01 de janeiro, o município registrava 73 casos ativos, com 70 pessoas em isolamento domiciliar e 02 internações clínicas, 01 internação em UTI e 224 óbitos. Atualmente, são 619 casos ativos, com 598 em isolamento domiciliar, 14 internações clínicas, 7 pessoas em UTI e 229 óbitos.

A Secretaria de Saúde conta com uma unidade de testagem gratuita, sem agendamento, no Posto da rua 13 de maio. “A orientação é que as pessoas com sintomas leves da doença ou que tiveram contato com alguém que testou positivo realizem o exame. É importante também que as pessoas com suspeita da doença ou sintomas leves procurem uma unidade de saúde perto de sua casa, para evitar a superlotação na UPA e no Hospital Regional”, ressaltou Fernando Fernandes, secretário da pasta.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *