Vendas de decoração natalina movimentam comércio

13/11/2021

Faltando pouco mais de um mês para o Natal, em Iguatu, as vendas de artigos natalinos acontecem ainda de maneira tímida, segundo lojistas do segmento de varejo. É esperado aquecimento nas vendas a partir da segunda quinzena deste mês. O Sindilojas, sindicato da categoria, aponta que as vendas devem ter aumento em torno de 6%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Nas lojas de varejo no centro comercial da cidade, as peças decorativas ganham destaque pelo brilho das luzes piscantes e coloridas. Nas prateleiras tem Papai Noel, árvores natalinas, bolas de vários tamanhos e cores, entre outros produtos que despertam a atenção dos consumidores. A dona de casa Aparecida Duarte mantém a tradição de montar a árvore de Natal e decorar a casa nesse período para celebrar o Natal em família. “Nem que sejam umas bolinhas novas, um pisca-pisca quando queima, eu compro. Eu faço questão de manter essa tradição em nossa casa e viver o real sentido do Natal que é o nascimento de Jesus Cristo. A decoração natalina dá um clima a mais, bem aconchegante”, disse, enquanto olhava as novidades acompanhada pela filha Mikaelly. “Eu adoro o Natal. É a minha época favorita. Eu já estava pedindo pra ela montar a árvore. Eu gosto demais”, ressaltou a estudante.

Esse período é um dos mais esperados pelo segmento lojista. Diferente do ano passado, quando o comércio ainda estava com mais restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, este ano a presença dos consumidores nas ruas e principalmente nas lojas é bem maior. “A loja está cheia de novidades, são muitos artigos de Natal para atender o gosto de cada pessoa. As pessoas procuram mais comprar enfeites. Além disso, o Natal é um período em que a gente vende muito brinquedo. A loja está repleta de novidades e vai chegar muito mais para a criançada”, afirma Evinha Vieira, gerente comercial.

Confiança

Apesar de ser ainda um ano atípico por conta da pandemia, os lojistas estão mais animados e esperam aumento nas vendas. “É o que a gente sempre espera no mercado cada dia, a gente tenta superar o anterior. Neste período agora, estamos com estoque pronto, aguardando os clientes. Mas a partir da próxima semana as vendas devem melhorar. A gente aproveita esse período de novembro, quando há dez anos aqui no Brasil, passou a acontecer o ‘Black Friday’, e logo chega também dezembro, as vendas irão melhorar com certeza. A tendência agora é só aumentar as vendas, com o fluxo de clientes que o final de ano trás. Estamos bem confiantes”, ressalta Fabiano Marinho, gerente comercial de uma rede de lojas de varejo.

O Sindilojas acredita que apesar de fatores negativos entre esses os aumentos sucessivos de muitos produtos e serviços que impactam negativamente no custo de vida das pessoas, as vendas de Natal devem ser melhores que ano passado. A expectativa é de aumento nas vendas entre 5% a 6%. “A gente espera que o comércio tenha um crescimento. Mesmo com as dificuldades, a inflação que a gente vem acompanhando, e situação que mostra também um pouco de endividamento do consumidor principalmente no cartão de crédito. Mas a gente espera um crescimento de 5% a 6%, porque é uma data que as pessoas gostam de começar, não deixam passar em branco”, disse Tadeu Rolim, presidente do Sindilojas.

 

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *