Versão iguatuense da música ‘Castelo Forte’ de Martinho Lutero é exibida na Alemanha

06/07/2024

Uma versão bem no gênero do baião nordestino, do hino ‘Castelo Forte’, composto e feito arranjos pelo monge alemão Martinho Lutero (1483/1546), foi adaptada e gravada pela banda iguatuense Ingrove. Curiosamente a música na versão do forró foi apresentada na Alemanha, terra natal do criador da obra.

Foi entre os dias 27 e 29 de junho deste ano no A singing communion na Evangelische Akademie Sachsen-Anhalt, em Wittenberg, Alemanha. O evento patrocinado pela Igreja Luterana da Saxônia Alemã e Federação Luterana Mundial tinha por objetivo reunir especialistas em música sacra luterana de todo mundo. O representante brasileiro, o músico e catequista luterano Louis Marcelo Illenseer, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, apresentou a versão em baião da música ‘Castelo Forte’ de Martinho Lutero, feita pela banda iguatuense Ingroove, composta por Helinho Gomes, Leo Lima, Welknay Lima, Sussu Mendonça e Paulo Cascavel.

A versão foi feita a pedido da Comunidade Luterana São Lucas de Iguatu em 2021 para as comemorações dos 500 anos da composição. A professora Jaquelini de Souza, liderança leiga da comunidade, informou que em conversa com o músico e catequista Louis Marcelo Illenseer, estiveram presentes músicos luteranos alemães, dinamarqueses, finlandeses e malásios no momento em que o clipe foi apresentado. “É extremamente significativo isto, pois este clipe foi produzido por uma comunidade de pouco mais de 10 pessoas e por músicos não luteranos. Lutero acreditava que a arte é um dom dado por Deus ao artista, que independentemente de ser cristão ou não, Deus nos alegra, nos abraça, chora conosco através da arte também. Então a existência desse clipe é colocar nossa teologia em prática, com um gênero nosso, o baião, assim como Lutero fez, compondo música sacra a partir da música popular alemã de sua época. Ter esta música tocada na cidade em que Lutero viveu, foi pastor, professor e fez a Reforma é muito significativo, estamos muito felizes e emocionados”, frisou Jaquelini.

Legado

Jaquelini de Souza também enfatizou que a forte tradição alemã na música, teologia e filosofia também é reponsabilidade de Martinho Lutero. “Lutero era músico, tocava alaúde (o avô do violão) e flauta transversal, compôs aproximadamente 80 canções. Desenhou junto com sua esposa, Katarina Lutero, um plano para a educação alemã, que deveria ser uma nação de músicos, teólogos e filósofos. Bach, Beethoven, Marx, Kant, Bonhoeffer, Ratzinger e tantos outros mostram que seu plano para a escola alemã foi extremamente bem-sucedido”, ressaltou.

Ainda de acordo com a professora, a Comunidade Luterana São Lucas em Iguatu, apesar de pequena, é parte da Federação Luterana Mundial, pois é a representação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em solo iguatuense.

MAIS Notícias
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu

Iguatu encerra o mês de abril de 2025 com um cenário climático diferente do que vinha sendo nos últimos meses. As chuvas ficaram 21,8% abaixo da média histórica, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme. O volume acumulado foi de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *