Médica Lúcia Abrantes morre vítima de Covid-19

11/04/2020

A médica Lúcia de Fátima Dantas Abrantes faleceu na tarde desta sexta-feira, 10. Ela tinha 66 anos e foi vítima do Covid-19. A médica paraibana residia em Iguatu desde 1985, trabalhava na rede pública de saúde, estava internada há 10 dias na UTI do Hospital São Camilo. Dra. Lúcia Abrantes sofria de ‘asma brônquica’ e fazia parte do grupo de risco ao coronavírus, por ter mais de 60 anos. A Secretaria de Saúde do município confirmou a morte pelo Covid-19. Ela deixa esposo e dois filhos.

De acordo com informações prestadas à imprensa pela Secretaria de Saúde, a médica viajou para Fortaleza no mês de março e ao retornar a Iguatu, três dias depois, apresentou sintomas da doença. Logo em seguida foi para internação e feito o teste para Covid-19 foi confirmada a doença. Na última semana do tratamento, o quadro de saúde da médica sofreu alterações para agravamento, principalmente por causa da forte infecção pulmonar e ela veio a óbito no início da tarde de ontem, Sexta-feira da Paixão.

Dra. Lúcia Abrantes trabalhava na UBS-Unidade Básica de Saúde do distrito de Gadelha, zona rural de Iguatu. Ela também trabalhou no PSF do bairro Cocobó e prestou serviços como plantonista nos hospitais de Iguatu (HRI) e de Quixelô. Amigos e pacientes que eram atendidos por ela lamentaram a sua morte. Muitos dos amigos fizeram postagens com mensagens de condolências à família nas redes sociais. Georgy Xavier, secretário de Saúde do município, lamentou a morte da profissional. “Vai nos deixar muita falta, a Dra. Lúcia, pessoa formidável de um carisma inigualável, sempre alegre, espontânea e dedicada, este é um momento de profundo pesar”, disse.

  O prefeito Ednaldo Lavor e o deputado estadual Agenor Neto publicaram notas de pesar pelo falecimento da médica, em suas páginas de relacionamento na internet. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nossa colaboradora na área da saúde, Dra. Lúcia Dantas Abrantes, ocorrido na tarde desta sexta, 10/04/20. Dra. Lúcia prestou relevantes serviços à comunidade iguatuense, salvando vidas e será sempre lembrada pelos seus feitos. Que Deus na sua infinita bondade conforte os familiares e amigos neste momento de muita dor e tristeza”, dizia a nota do prefeito Ednaldo, que também decretou luto oficial no município.

“É com muito pesar e grande tristeza que lamentamos o falecimento da Dra. Lúcia de Fátima Abrantes, médica do Programa Saúde da Família, na UBS Gadelha, em Iguatu. Ela deixa muitas saudades, ensinamentos e também lindas lembranças. Neste momento de dor e tristeza, solidarizamos com familiares e amigos”, dizia a nota do deputado Agenor Neto.

Cidadã Iguatuense

Dra. Lúcia de Fátima Abrantes era natural da cidade de Lastro, próxima ao município de Souza, no sertão da Paraíba. Ainda jovem foi encaminhada pelos pais para João Pessoa, capital paraibana, para estudar, onde conseguiu se formar em Medicina. Em 1985 veio para Iguatu onde fixou residência e constituiu família. Em novembro de 2013, Dra. Lúcia recebeu homenagem da Câmara Municipal, com o título de ‘Cidadã Iguatuense’, num reconhecimento da sociedade local pelos relevantes serviços prestados na área da saúde, como médica.

MAIS Notícias
Iguatu registra 10º homicídio no ano de 2024
Iguatu registra 10º homicídio no ano de 2024

A cidade de Iguatu foi palco de mais um homicídio, o décimo registrado no ano de 2024. O crime desta sexta-feira, 19, ocorreu no sítio Jenipapeiro, área rural do município. A vítima, identificada como Edgar Rodrigues da Silva, foi encontrada com marcas de disparos de...

Moto roubada é recuperada em ação da Polícia Civil
Moto roubada é recuperada em ação da Polícia Civil

Na quinta-feira, 18, a equipe de investigações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu recuperou uma moto que havia sido furtada. De acordo com os agentes da DPC, o veículo era pertencente a um mototaxista da cidade que estava desesperado, porque era o único...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *